"Para dar mais um passo na promoção daquele museu, tido como a grande alavanca para o desenvolvimento do turismo no município de Condeixa-a-Nova e na região, vamos melhorar a acessibilidade dos turistas de Conimbriga ao novo museu, que tem suscitado cada vez mais curiosidade e reconhecimento", realçou Nuno Moita, presidente da Câmara, citado num comunicado do município do distrito de Coimbra.

O serviço de ligação turística, com recurso a um autocarro decorado com elementos identificativos, estará disponível, nesta primeira fase, durante dois dias por semana, fazendo a ligação entre Conimbriga e o museu às 11:30 e 15:45 e o percurso inverso às 14:00 e às 17:00.

"Estas condições vão vigorar até ao final do ano, mas estamos a trabalhar para estender o serviço a todos os dias da semana a partir de 2019, quando pensamos ter concluído o reforço da frota de autocarros disponíveis", revelou Nuno Moita.

O autarca vai estar presente na viagem inaugural, que assinala também o Dia Mundial do Turismo, juntamente com elementos do Museu PO.RO.S e alunos do curso profissional de Turismo do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.

O museu PO.RO.S - Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova, foi distinguido na sexta-feira com o grande prémio "Heritage in Motion 2018", que elege os melhores projetos culturais multimédia da Europa.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o município de Condeixa-a-Nova realçou que o museu foi ainda vencedor na categoria "Aplicações e Experiências Interativas".

"O júri do Prémio 'Heritage in Motion 2018' declarou o PO.RO.S - Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa, como o grande vencedor da edição de 2018 daquela competição europeia, em cerimónia realizada em Aarhus, na Dinamarca.

Além da distinção 'Best Achievement Award', o Museu PO.RO.S venceu ainda na categoria 'Aplicações e Experiências Interativas'", destaca a informação.

Inaugurado em 2017, o Museu PO.RO.S - Portugal Romano em Sicó é um espaço museológico singular, que permite ao visitante experimentar e interagir com ambientes virtuais da época romana, ajudando à recriação do modo de vida de Conímbriga, uma das maiores povoações do Império Romano em Portugal.

Deste modo, o novo museu, criado por iniciativa da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, constitui-se como um importante recurso complementar a uma visita às Ruínas de Conímbriga, permitindo ao visitante melhor compreender aquela época, através de modernos e inovadores sistemas multimédia.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.