O segundo centro para rastreio da covid-19 no concelho, ainda sem data para abrir, ficará localizado nas instalações da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (CERCICA), na freguesia de São Domingos de Rana, e terá capacidade para a realização de 100 a 150 testes diários.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Cascais (distrito de Lisboa), Carlos Carreiras, referiu que a realização dos testes será feita em parceria com duas entidades de análises laboratoriais.

O autarca explicou que os testes serão feitos mediante prescrição médica, podendo ser realizados através do Serviço Nacional de Saúde ou de seguros privados.

Carlos Carreiras adiantou ainda que o município está a preparar igualmente uma resposta domiciliária, mas essa valência estará dependente da procura.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 341 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 15.100 morreram.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Portugal tem 23 mortes associadas ao vírus da covid-19 confirmadas, mais nove do que no domingo, e 2.060 pessoas infetadas, segundo o boletim de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O país está em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira e até às 23:59 de 02 de abril.