“A decisão foi tomada hoje, por unanimidade, no decorrer de uma reunião, e o ministro da Administração Interna tem a competência de ativar o plano. Aguardamos o aval”, disse à agência Lusa a presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) de Portalegre, Adelaide Teixeira.

Dezasseis dos 18 distritos de Portugal continental têm o seu plano de emergência ativo devido à pandemia de covid-19, vigorando em paralelo com o plano nacional Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com uma resposta enviada à Lusa pela ANEPC, este foi o número de planos distritais acionados até terça-feira (31 de março), data em que apenas não estavam ativos os planos distritais de emergência de Viana do Castelo e Portalegre.

No caso de Portalegre, Adelaide Teixeira, que preside também ao município local, explicou que a decisão foi tomada com base no elevado número de idosos que residem no distrito e pelo facto de o território incluir vários concelhos situados junto à fronteira com Espanha.

“Nós temos uma larga percentagem de população com idade avançada e temos de preservar este território. Por outro lado, temos alguns concelhos que fazem fronteira com Espanha, com uma zona epidemiologicamente já declarada, e tivemos isso em linha de conta, pois mais vale ser proativo do que reativo”, justificou.

Segundo Adelaide Teixeira, a decisão não tinha ainda sido tomada porque, até à data da última reunião da CDPC de Portalegre, realizada no dia 25 de março, “ainda não existia” nenhum caso positivo de covid-19 no distrito.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).

No Alentejo, segundo a DGS, há 54 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.