"A transumância, uma prática ancestral dos rebanhos da Serra da Estrela, faz hoje parte dos costumes tradicionais das populações residentes nas serras de Portugal. Vila Nova de Tazem, uma modesta freguesia de Gouveia, assistiu este fim de semana ao desfile da última rota da transumância", é referido em comunicado enviado às redações.

"O momento recriou a identidade e autenticidade de uma prática que ultrapassa gerações, enraizada na família de Joaquim Marvão, pastor de Vila Nova de Tazem, o último pastor transumante deste concelho", é ainda explicado.

No início de julho, os rebanhos subiram a Serra devido à "procura dos mais tenros e frescos pastos, raros no sopé da montanha nos meses mais quentes de verão".

Agora, "o fim do verão traz de volta as estações mais frias e inverte o trajeto dos gados e dos seus pastores, que descem a montanha para evitar o clima agreste da Serra, típico do outono".

“Ontem, abrimos portas a um momento único que permitiu que os visitantes desfrutassem de uma experiência genuína ao deslocar-se com o rebanho no percurso de regresso após a transumância de verão”, frisou José Nuno Santos, vereador da Câmara Municipal de Gouveia.

A chegada dos rebanhos a Vila Nova de Tazem foi uma iniciativa integrada na Rede Cultural Terras da Transumância e surgiu da estreita parceria entre o Município de Gouveia e a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem.