Eliud Kipchoge foi o primeiro a completar os 42,195 quilómetros de uma maratona abaixo das duas horas. Simone Biles, aos 22 anos, igualou o recorde de ginasta com mais títulos mundiais.

Carlos Fernandes, internacional angolano, conseguiu ultrapassar o peso psicológico do fim de carreira que o fechou em casa. A Carlos, junta-se ainda a história de Nuno Pinto, antigo futebolista que lutou contra um cancro.

Ainda sobre superação, Isabel Tavares, pede, num segmento diferente, que se vençam as fragilidades da democracia relembrando que até nove de outubro, 131.967 portugueses não receberam os envelopes com os boletins de voto. 

E de repente, aquele pensamento que, com toda a certeza, nos vai atingir amanhã, de enfrentar a segunda-feira que aí vem parece um mero capricho, não é? É, claro.

Amanhã, para além dessa barreira que será o fim do fim de semana - e da chuva que promete acinzentar o domingo -, há coisas que podem animar o dia. Se for fã de carros, marque na agenda o Grande Prémio de Fórmula 1 do Japão ou uma ida à capital para a 6.ª Parada de Automóveis Antigos da Cidade de Lisboa. Para os fãs da moda, amanhã ainda há ModaLisboa. Se, como eu, for fã de futebol, já sabe que estamos em jejum até ao próximo fim de semana, com o jogo da seleção nacional na segunda-feira a prometer matar, ligeiramente, o apetite.

Notas:

É hábito alargar-me nas sugestões, acho que é uma das coisas que nos pode enriquecer mais, saber o que cada um anda a ler, ouvir e ver, para deixar aqui a nota de que a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa já abriu o Serviço Gratuito de apoio à comunidade.

O contacto pode ser feito através do número de telefone 217943631 às segundas-feiras, das 16h às 18h, e às quintas-feiras das 11h às 13h.

As doenças mentais são invisíveis e uma consulta no psicólogo não está ao alcance de todos os bolsos. A partilha deste serviço pode ajudar a fazer a diferença.

O meu nome é Tomás Albino Gomes e hoje o dia foi assim.