Em comunicado, o IPMA fez saber que a depressão se “encontrava a aproximadamente 300 km a norte da ilha das Flores” por volta das 14:00 locais (13:00 em Lisboa), prevendo-se que se desloque para sul “nas próximas horas”.
“Nas próximas horas, prevê-se um agravamento gradual do estado do tempo nas ilhas do grupo ocidental (aumento da agitação marítima, da intensidade do vento e precipitação) e do grupo central (precipitação)”, lê-se na informação divulgada pelo instituto.
O IPMA avança que, a partir do próximo sábado, a depressão “deverá” localizar-se a sul do arquipélago, “numa zona com temperatura da água do mar mais elevada, podendo novamente ganhar características tropicais”.
Na terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) informou que o furacão Paulette deveria afetar o grupo ocidental dos Açores este fim de semana já como tempestade pós-tropical, depois de ter atingido na segunda-feira a costa das Bermudas.
Na quinta-feira, o IPMA já tinha emitido avisos amarelos meteorológicos para as ilhas do grupo ocidental e oriental.
Num comunicado, o instituto informou que, para o grupo ocidental dos Açores, o aviso amarelo referente a agitação marítima com ondas de noroeste vai estar em vigor das 06:00 locais (07:00 em Lisboa) de sexta-feira até às 06:00 de sábado.
As ilhas do Corvo e das Flores compõem o grupo ocidental do arquipélago, enquanto Terceira, Pico, Faial, São Jorge e Graciosa constituem o grupo central e São Miguel e Santa Maria pertencem ao grupo oriental.
Comentários