Num mundo ideal, os cidadãos teriam de pagar em impostos um quarto do salário que recebem?

Num mundo ideal os impostos são sempre proporcionais àquilo que os cidadãos ganham: quem ganha mais, paga mais, quem ganha menos, paga menos.

Se tivesse de escolher, e tem mesmo de optar, a União Europeia devia fazer uma aliança comercial com a China ou com os Estados Unidos?

Tenho mesmo que escolher? É que não há alianças comerciais sem custos, mas também não há isolamento no mundo. Com os dois ou com nenhum, dependendo dos critérios. Desculpe, mas não consigo dizer de outra maneira.

Acredita que é possível travar as alterações climáticas na legislatura europeia que agora começa?

Tendo em conta a configuração que temos, muito honestamente acho que vamos continuar a arrastar-nos como um caracol. Mas acho que devíamos ter obrigação de começar a travar já. Ontem.

Nos Censos de 2021 o INE devia ou não incluir uma pergunta sobre a origem étnica, as raízes, das pessoas?

Há vários movimentos que defendem que essa pergunta deve existir, muitos deles movimentos anti-racistas. Eu não tenho ainda uma opinião formada, mas a primeira coisa que faria seria ouvir esses movimentos, saber a sua opinião.

A União Europeia deve ter um exército próprio?

Não.

Se não é o presidente que manda nisto tudo, e dizem-nos que não é, o que está a tornar tão difícil chegar a um consenso sobre quem serão os presidentes das diversas instituições da União Europeia?

Anda toda a gente muito ocupada e muito preocupada com os cargos  e pouco com a política, por isso é que é difícil.

Qual foi a primeira coisa que fez quando chegou a Estrasburgo?

Primeira coisa que fiz quando cheguei a Estrasburgo foi almoçar [riso].

Descreva a última vez que se irritou.

A última vez que me irritei... Não me lembro. Não me lembro mesmo.

Tem alguma comida de conforto?

Feijoada.

Alguém merece ter cem milhões de euros?

Depende. Depende de muita coisa. Se calhar, as pessoas que jogam no Euromilhões e a quem saiu um jackpot, não fizeram mal a ninguém, coitadas. Agora, penso que numa sociedade ideal o dinheiro tem de estar muito mais bem repartido do que está atualmente. Mas pode haver pessoas que o tenham sem terem feito mal a ninguém, também acredito nisso.


Afinal, da esquerda à direita, os deputados europeus não são tão diferentes como poderíamos pensar. A maioria acredita mesmo que não pagamos demasiados impostos, é contra um exército europeu, prefere os EUA à China, admite irritar-se com facilidade e é bom garfo. Ainda assim, há diferenças. Estas foram as respostas de Marisa Matias, mas a eurodeputada do BE não foi a única a responder. Saiba mais aqui.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.