Depois de reunidas em Torres Vedras (distrito de Lisboa), as duas Comissões Políticas Distritais criticaram "o abandono da região pelo Governo do Partido Socialista", o "agravamento das acessibilidades, com o atraso e os erros de decisão no investimento na Linha do Oeste", e a "insuficiente rede de transportes públicos em muitos concelhos de Leiria e do Oeste".
Os sociais-democratas entendem ainda que é "injusta" a limitação, a residentes das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, da redução do preço dos passes sociais anunciada pelo executivo.
Assinado pelos presidentes Rui Rocha (distrital de Leiria) e Duarte Pacheco (Oeste), o documento defende o "empenho numa estratégia que leve à mudança de Governo, com a vitória do PSD nas próximas eleições legislativas, para que a região e as suas populações tenham a atenção que merecem por parte do Governo central".
O PSD lamenta o "atraso na modernização da Linha do Oeste e apela para que a obra seja a mais adequada para prestar um bom serviço às populações e empresas da região"
A Linha do Oeste foi renovada entre 1990 e 2004, mas, desde então, a degradação do serviço de passageiros e a morosidade das ligações ferroviárias a Lisboa e à Figueira da Foz levou a um gradual abandono e à redução do número de utilizadores.
As supressões de comboios e as alterações de horários na linha ferroviária fizeram aumentar as críticas ao serviço, com passageiros a queixarem-se de as dificuldades de transporte porem em causa os seus empregos.
Em julho de 2018, cerca de 100 pessoas manifestaram-se frente ao Ministério do Planeamento e Infraestrutura, em Lisboa, em protesto contra as atuais condições e a supressão de vários comboios desde o início do ano.
Os sociais-democratas querem "manter periodicamente os contactos entre as duas estruturas do partido, de forma a concertar posições que permitam o fortalecimento e a afirmação de Leiria e do Oeste".
A distrital de Leiria do PSD abrange os 16 concelhos do distrito, enquanto a estrutura da Área Oeste inclui seis municípios do distrito de Lisboa: Arruda dos Vinhos, Cadaval, Sobral de Monte Agraço, Lourinhã, Alenquer e Torres Vedras.
Comentários