O despiste aconteceu cerca das 20h30 locais (mais uma hora no continente), enquanto decorria uma procissão das velas em honra de Nossa Senhora de Fátima, adiantou a Proteção Civil ao SAPO24.

Já durante a madrugada de terça para quarta-feira, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores atualizou o número de feridos de dez para 13, entre os 16 e os 84 anos.

Para além de nove feridos encaminhados para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, quatro deram entrada no Centro de Saúde da Praia da Vitória.

As vítimas mortais eram do sexo feminino e tinham 68 e 84 anos.

Entre os feridos contam-se oito do sexo feminino e cinco do sexo masculino, a maior parte dos quais com mais de 40 anos.

Numa conferência de imprensa, o secretário regional da Saúde dos Açores, Rui Luís, que tutela a Proteção Civil, disse que entre os feridos existiam quatro graves, mas apenas uma mulher de 60 anos “está em situação mais delicada”.

“Foi um acidente multivítimas, com o despiste de uma viatura durante uma procissão, que provocou um atropelamento múltiplo”, adiantou.

"O condutor tem 32 anos e dos testes realizados não houve deteção de álcool ou estupefacientes”, afirmou fonte da Direção Nacional da PSP à Lusa, já de madrugada, adiantando que o homem conduzia uma viatura ligeira de mercadorias.

No local, estiveram 24 bombeiros e 11 veículos, além da equipa de Suporte Imediato de Vida, da PSP e do Serviço Municipal de Proteção Civil.

De acordo com Rui Luís, foi enviada uma equipa de apoio psicossocial para o local e outra para o Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, em Angra do Heroísmo, que recebeu as vítimas.

 Ainda não são conhecidas as causas do acidente.

(Notícia atualizada às 08h28 de dia 15/05/2019 - Com agência Lusa)