Apresentado esta sexta-feira, em Braga, o Programa de Inclusão de RSE tem por objetivo "dar a conhecer e apoiar a implementação de medidas de igualdade de oportunidades a favor da conciliação trabalho-família, bem como incentivar pequenas e médias empresas a assumirem uma postura social, ambiental e económica mais responsável".

"O objetivo é passar da consciencialização à prática, desenvolvendo novos procedimentos e promovendo a adoção de novas práticas junto dos seus colaboradores e restantes partes interessadas, por forma a contribuir para a qualidade do ecossistema em que as mesmas se encerem", explicou uma das responsáveis pela implementação do programa, Sandra Nunes.

No total, o programa vai incluir sete empresas, que se devem inscrever na página da internet da Câmara Municipal de Braga.

Para fazer parte do "grupo pioneiro", as empresas devem ser de Braga, do setor privado, e ter entre 10 e 250 colaboradores.

O programa, implementado por um consórcio de instituições dos dois lados da fronteira (Xunta da Galicia, CIM Alto Minho, Câmara Municipal de Braga, Junta de Castilla y Léon, Junta da Extremadura e Universidade do Porto) insere-se no projeto GEMCAT - Geração de Emprego de Qualidade Transfronteiriço.

O GEMCAT, a par da estratégia Europa 2020, pretende "contribuir para um mercado de trabalho em harmonia com um crescimento inteligente, sustentável e integrador, focando-se na criação de emprego e redução da pobreza".