Os eurodeputados António Marinho Pinto, eleito como independente pelo MPT, com o qual depois rompeu, José Manuel Fernandes e Carlos Coelho, ambos do PSD, e o comunista Miguel Viegas são alguns dos oradores da I Academia Europa, que decorre no hotel Palácio da Lousã, no distrito de Coimbra.

“Em três dias, um grupo diverso de jovens dinâmicos, provenientes de vários pontos do país, irão dialogar com um leque de protagonistas da atualidade política e mediática portuguesa e europeia”, segundo a organização.

Organizada pelo Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra, adstrito à Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e pelo Núcleo Associativo para os Estudos Europeus em Coimbra (NAPEEC), a iniciativa visa debater “vários assuntos relacionados com a Europa de hoje, tal como as eleições europeias e o futuro do projeto europeu”.

“Portugal tem um défice de conhecimento da cultura e das instituições europeias”, disse hoje em conferência de imprensa o presidente da CIM da Região de Coimbra, João Ataíde das Neves.

O também presidente da Câmara da Figueira da Foz realçou que “há vários sinais de que a democracia não está em fase de maturidade”, na Europa e no mundo, o que é evidenciado com os “nacionalismos emergentes” e com o problema dos refugiados.

“Há aqui motivos suficientes para fazermos uma reflexão sobre o estado da União Europeia”, defendeu o autarca, eleito pelo PS enquanto independente, que cumpre um terceiro mandato no município da Figueira da Foz.

Para Luís Marques, dirigente do NAPEEC, que funciona na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, “serão três dias de reflexão fantástica” sobre a atualidade e o futuro da União Europeia, em que participarão mais de 50 estudantes universitários.

No dia 26, às 21:30, realiza-se no Palácio da Lousã um “Encontro de Cidadãos”, aberto à comunidade, com a presença da deputada do PS Margarida Marques e do eurodeputado António Marinho Pinto, estando ainda prevista a participação de um membro do Governo.

Na apresentação do programa, em Coimbra, intervieram ainda o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes, e o secretário executivo da CIM da Região de Coimbra, Jorge Brito.

A iniciativa inclui o contributo, na sessão de encerramento, no dia 28, às 11:45, de representantes de instituições da União Europeia.