Donald Trump é há largos anos conhecido pela sua intensa atividade na rede social de mensagens curtas (limitadas a 140 caracteres) Twitter. Nem a sua eleição para um dos mais importantes lugares no mundo o impediu de refrear a quantidade de tweets que publica diariamente. Com uma ligeira alteração: se antes tinha apenas uma página, agora tem duas.
Como não podia deixar de ser, no primeiro discurso que fez no Congresso, o Twitter serviu para fazer eco das passagens mais importantes. O texto do discurso está disponível na página da Casa Branca (aqui, em inglês). Mas se as perto de vinte páginas que alimentaram a comunicação aos congressistas o assustam, tem aqui o resumo feito pelo Twitter de Trump, mas com a tradução.
#1 “Somos um país que está unido na condenação do ódio e da maldade em todas as suas formas muito feias”.
Ideia completa:
“As recentes ameaças a centro comunitários judeus e o vandalismo em cemitérios judaicos, bem como o tiroteio da semana passada em Kansas City, lembram-nos que, apesar podermos ser uma nação dividida em políticas, somos um país que está unido na condenação do ódio e da maldade em todas as suas formas muito feias.”
#2 “Estou aqui esta noite para passar uma mensagem de unidade e de força; e é uma mensagem que vem do fundo do meu coração.”
Ideia completa:
“Cada geração americana passa a tocha da verdade, liberdade e justiça numa corrente ininterrupta até ao presente. Essa tocha está agora nas nossas mãos. E vamos usá-la para iluminar o mundo. Estou aqui esta noite para passar uma mensagem de unidade e de força; e é uma mensagem que vem do fundo do meu coração. Um novo capítulo de grandeza americana está a começar.
#3 “Um novo impulso de otimismo está a pôr sonhos impossíveis firmemente ao nosso alcance. Aquilo que testemunhamos hoje é a renovação do espírito americano.”
Ideia completa:
“Um novo orgulho nacional está a passar por toda a nossa nação. E um novo impulso de otimismo está a pôr sonhos impossíveis firmemente ao nosso alcance. Aquilo que testemunhamos hoje é a renovação do espírito americano. Os nossos aliados vão descobrir que a América está de novo pronta para liderar.”
#4 “A América [EUA] tem de pôr os seus próprios cidadão em primeiro lugar, porque só assim podemos realmente tornar a América grande outra vez!”
Ideia completa:
“Finalmente, o coro [de cidadãos] tornou-se um terramoto e as pessoas apareceram às dezenas de milhares e estavam todas unidas por uma exigência muito simples mas crucial: “a América [EUA] tem de pôr os seus próprios cidadão em primeiro lugar, porque só assim podemos realmente tornar a América grande outra vez! [referência ao slogan da campanha de Trump]”
#5 “Acima de tudo, vamos manter as nossas promessas ao povo americano.”
Ideia completa:
“As indústrias moribundas vão voltar a rugir com vida. Os veteranos heróicos vão ter o apoio de que precisam desesperadamente. As nossas forças armadas vão ter os recursos de que os seus bravos guerreiros tão amplamente merecem. As infraestruturas decadentes vão ser substituídas com novas estradas, pontes, túneis, aeroportos e ferrovias a brilhar pela nossa muito, muito bonita terra. A nossa terrível epidemia com as drogas vai abrandar e, por fim, parar. E o interior negligenciado das cidades verá um renascimento da esperança, segurança e oportunidade. Acima de tudo, vamos manter as nossas promessas ao povo americano.”
#6 “Emiti numa nova diretiva que os pipelines americanos têm de ser feitos com aço americano.”
Ideia completa:
“Abrimos o caminho para a construção dos pipelines de Keystone e Dakota Access -- criando dezenas de milhares de postos de trabalhos. E emiti numa nova diretiva que os pipelines americanos têm de ser feitos com aço americano.”
#7 “Vamos impedir que as drogas entrem no nosso país e envenenem os nossos jovens e vamos expandir o tratamento para aqueles que ficam viciados.”
Ideia completa:
“Para proteger os nossos cidadãos, indiquei o Departamento de Justiça para que crie um grupo de trabalho para a Redução do Crime Violento. Ordenei ainda que o Departamento de Segurança Interna e Justiça, em conjunto com o Departamento de Estado e o diretor das Secretas Nacionais, para coordenar uma estratégia agressiva para desmantelar cartéis que se tenham espalhado pela nossa nação. Vamos impedir que as drogas entrem no nosso país e envenenem os nossos jovens e vamos expandir o tratamento para aqueles que ficam tão gravemente viciados.
#8 “A minha administração respondeu aos apelos do povo americano em relação à aplicação [das leis de] imigração e à segurança das fronteiras.”
Ideia completa:
“Ao mesmo tempo, a minha administração respondeu aos apelos do povo americano em relação à aplicação [das leis de] imigração e à segurança das fronteiras. Ao finalmente aplicar as nossas leis de imigração, vamos aumentar os salários, ajudar os desempregados, salvar milhares de milhões e milhares de milhões de dólares e tornar as nossas comunidades mais seguras para todos. Queremos que todos os americanos tenham sucesso, mas isso não pode acontecer num ambiente de caos sem lei.”
#9 “Enquanto falamos, estamos a remover membros de gangs, traficantes de droga e criminosos que ameaçam as nossas comunidades e perseguem os nossos cidadãos.”
Ideia completa:
“Por essa razão, vamos em breve começar a construção de um grande, grande muro ao longo da nossa fronteira sul. Enquanto falamos esta noite, estamos a remover membros de gangs, traficantes de droga e criminosos que ameaçam as nossas comunidades e perseguem os nossos muito inocentes cidadãos. Os maus estão a sair enquanto falo e como prometi ao longo da campanha [eleitoral].”
#10 “Nos últimos oito anos, a passada administração contribuiu com mais dívida que quase todos os outros presidentes juntos.”
Ideia completa:
“Mais de 43 milhões de pessoas estão hoje a viver na pobreza e mais de 43 milhões de americanos dependem de senhas para alimentação. Mas de uma em cada cinco pessoas no pico da sua idade ativa não estão a trabalhar. Tivemos a pior recuperação financeira dos últimos 65 anos. Nos últimos oito anos, a administração passada [Barack Obama], contribuiu com mais dívida que quase todos os outros presidentes juntos.”
#11 “Resolver estes problemas requer que entremos no #EspíritoAmericano que ultrapassou todos os desafios ao longo da nossa história.”
Ideia completa:
“Resolver estes e tantos outros problemas urgentes requer que trabalhemos para lá das diferenças partidárias. Requer que entremos no espírito americano que ultrapassou todos os desafios ao longo da nossa história.”
#12 “A minha equipa está a desenvolver uma reforma fiscal histórica que vai reduzir a carga fiscal sobre as nossas empresas e providenciar um enorme alívio fiscal para a classe média.”
Ideia completa:
“Neste momento, as empresas americanas são sobrecarregadas com uma das mais altas taxas de impostos no mundo. A minha equipa económica está a desenvolver uma reforma fiscal histórica que vai reduzir a carga fiscal sobre as nossas empresas, para que possam competir e crescer em qualquer lado e com qualquer um. Será um grande, grande corte. Ao mesmo tempo, vamos criar um enorme alívio fiscal para a classe média.”
#13 “Acredito no mercado livre, mas este tem de ser também um MERCADO JUSTO. Não vou deixar que se continuem a aproveitar das nossas grandes empresas e trabalhadores!”
Ideia completa:
“Acredito fortemente no mercado livre, mas este tem de ser também um mercado justo. Há muito tempo que não temos mercado justo. O primeiro presidente Republicano, Abraham Lincoln, avisou que ‘o abandono das políticas protetoras pelo governo americano… vai produzir necessidade e ruína no nosso povo.’ Lincoln estava certo -- e é tempo de prestarmos atenção ao seu conselho e às suas palavras.”
#14 “Chegou a altura de um novo programa para a reconstrução nacional que será guiado por dois princípios basilares: comprar americano e contratar americano!”
Ideia completa:
“Para lançar a nossa reconstrução nacional, vou pedir ao Congresso que aprove legislação que produza 1 trilião de dólares de investimento em infraestruturas nos Estados Unidos -- financiados tanto por capital público como privado -- criando milhões de postos de trabalho. Este esforço será guiado por dois princípios basilares: comprar americano e contratar americano.”
#15 “Apelo ao Congresso para que REVOGUE e SUBSTITUA O OBAMACARE com reformas que expandam a escolha e aumentem o acesso, baixem os custos e disponibilizem melhores cuidados.”
Ideia completa:
“Esta noite, vou também apelar a este Congresso para que revogue e substitua o Obamacare, com reformas que expandam a escolha, aumentem o acesso, baixem os custos e, ao mesmo tempo, disponibilizem melhores cuidados de saúde. Exigir que todos os americanos comprem seguros de saúde aprovados pelo governo nunca foi a solução certa para o nosso país.”
#16 “O Obamacare está a colapsar -- e temos de agir decisivamente para proteger todos os americanos. Agir não é uma escolha, é uma necessidade.”
Ideia completa:
“Um terço dos condados tem apenas um segurador e estão a perdê-los rapidamente. Estão a perdê-los tão rápido. Eles estão a sair e muitos americanos não têm qualquer escolha. Já não há escolha. Lembram-se de quando vos disseram que podiam manter os vossos médicos e planos de saúde? Sabemos agora que todas essas promessas foram completamente violadas. O Obamacare está a colapsar e temos de agir decisivamente para proteger todos os americanos. Agir não é uma escolha, é uma necessidade. Por isso apelo a todos os Democratas e Republicanos no Congresso para que trabalhem connosco para salvar os americanos do desastre da implosão do Obamacare.”
#17 “Temos de assegurar que os americanos com condições pré-existentes têm acesso a cobertura [de seguros de saúde].”
Ideia completa:
“Eis os princípios que devem guiar o Congresso para criar um melhor sistema de saúde para todos os americano: em primeiro lugar, devemos garantir que os americanos com condições preexistentes têm acesso a cobertura e que temos uma transição suave para os americanos atualmente envolvidos em trocas de serviços.”
#18 “Chegou a altura de dar aos americanos a liberdade para comprarem seguros de saúde para lá das fronteiras dos estados!”
Ideia completa:
“E finalmente, chegou a altura de dar aos americanos a liberdade para comprarem seguros de saúde para lá das fronteiras dos estados, o que vai criar um mercado nacional efetivamente competitivo, que vai baixar muito os custos e dar um cuidado muito melhor. Isto é muito importante.”
#19 “A educação é o problema de direitos civis do nosso tempo. Lanço o apelo para um projeto de lei que financie a escolha de escola para a juventude desfavorecida.”
Ideia completa:
“Mas para alcançar este futuro, temos de enriquecer a mente e as alma de cada criança americana. A educação é o problema de direitos civis do nosso tempo. Lanço o apelo para um projeto de lei que financie a escolha de escola para a juventude desfavorecida, incluindo milhões de crianças afro-americanas e latinas. Estas famílias devem ter a liberdade de escolher a escola pública, privada, cooperativa, íman [escola com programas exclusivos dentro do distrito], religiosa ou doméstica que é acertada para elas.”
#20 “CADA criança americana deve poder crescer numa comunidade segura, frequentar uma grande escola e ter acesso a um emprego bem remunerado.”
Ideia completa:
“Cada criança americana deve poder crescer numa comunidade segura, frequentar uma grande escola e ter acesso a um emprego bem remunerado. Mas para criar esse futuro, temos de trabalhar com, e não contra -- não contra -- os homens e as mulheres da polícia. Temos de construir pontes de cooperação e confiança.
#21 “Temos de apoiar os incríveis homens e mulheres que aplicam a lei.”
Ideia completa:
Polícias e xerifes são membros da nossa comunidade. São amigos e vizinhos, são mães e pais, filhos e filhas -- e deixam para trás entes queridos todos os dias, que se preocupam sobre se eles vão voltar ou não a casa sãos e salvos. Temos de apoiar os incríveis homens e mulheres que aplicam a lei.”
#22 “Temos de dar aos homens e mulheres das forças armadas americanas as ferramentas de que precisam para prevenir a guerra e -- se tiver de ser -- PARA LUTAR E VENCER.
Ideia completa:
“Para manter a América segura, temos de dar aos homens e mulheres das forças armadas americanas as ferramentas de que precisam para prevenir a guerra e -- se tiver de ser -- para lutar e vencer.”
#23 “O meu orçamento vai aumentar o financiamento para os nossos veteranos. Os nossos veteranos entregaram-se por esta nação. Agora DEVEMOS entregar-nos por eles.”
Ideia completa:
“Vou enviar ao Congresso um orçamento que reconstrói as forças militares, elimina o sequestro da defesa e apela a um dos maiores aumentos nos gastos em defesa nacional da história americana. O meu orçamento vai aumentar o financiamento para os nossos veteranos. Os nossos veteranos entregaram-se por esta nação. Agora devemos entregar-nos por eles.”
#24 “O legado do Ryan está gravado na eternidade.”
Ideia completa:
“O Ryan [William ‘Ryan’ Owens] morreu como viveu: um guerreiro e um herói -- lutando contra o terrorismo e garantindo a segurança da nossa nação. Acabei de falar com o general [Jim] Mattis que reconfirmou, e cito, que ‘o Ryan fez parte de um raid muito bem sucedido que gerou grandes quantidades de informação vital que vai levar a muitas mais vitórias no futuro contra os nossos inimigos’. O legado do Ryan está gravado na eternidade. Obrigado.”
# 25 “Queremos harmonia e estabilidade, não guerra e conflito. Queremos paz, onde quer que a paz possa ser encontrada.”
Ideia completa:
“[No seguimento das ideias sobre a NATO]: A América está disposta a encontrar novos amigos e a forjar novas parcerias, onde os interesses comuns se alinhem. Queremos harmonia e estabilidade, não guerra e conflito. Queremos paz, onde quer que a paz possa ser encontrada.”
#26 “Pensem nas maravilhas que podemos alcançar se simplesmente libertarmos os sonhos do nosso povo.”
Ideia completa:
“No nosso 100.º aniversário, em 1876, cidadãos de toda a nossa nação vieram a Filadélfia para celebrar o centenário da América. Nessa celebração, os construtores e artistas do país e inventores exibiram as suas maravilhosas criações. Alexander Graham Bell apresentou o seu telefone pela primeira vez. Remington desvendou a primeira máquina de escrever. Uma tentativa precoce foi feita com a luz elétrica. Thomas Edison mostrou um telégrafo e automático e uma caneta elétrica. Imaginem as maravilhas que o nosso país podia conhecer nos 250.º ano da América. Pensem nas maravilhas que podemos alcançar se simplesmente libertarmos os sonhos do nosso povo.”
#27 “Somos um povo, com um destino. Todos sangramos o mesmo sangue. Todos saudamos a mesma bandeira. E todos fomos feitos pelo mesmo Deus.”
Ideia completa:
“Quando todos tivermos tudo isto, teremos feito uma América maior do que nunca -- para todos os americanos. Esta é a nossa visão. Esta é a nossa missão. Mas só podemos lá chegar juntos. Somos um povo, com um destino. Todos sangramos o mesmo sangue. Todos saudamos a mesma grande bandeira americana. E somos todos feitos pelo mesmo Deus.”
#28 “Estou a pedir a todos os cidadãos para abraçarem esta renovação do espírito americano.”
Ideia completa:
“Estou a pedir a todos os cidadãos para abraçarem esta renovação do espírito americano. Estou a pedir a todos os membros do Congresso para que se juntem a mim e sonhem grande, com coragem, e arrisquem coisas pelo nosso país. Estou a pedir a toda a gente que me vê esta noite que aproveite este momento. Acreditem em vocês, acreditem no vosso futuro e acreditem, mais uma vez, na América.”
Comentários