Em nota de imprensa, o Santuário de Fátima revela que é a primeira vez que Pietro Parolin, chefe da diplomacia da Santa Sé, visita o santuário da Cova da Iria para presidir à peregrinação que assinala a sexta aparição aos pastorinhos e terá como tema "Quem perder a sua vida? Salvá-la-á".
"Eu estou contente e agradeço o convite. Imagino que devem ter pensado que, por ocasião do 99.º aniversário das aparições, ter a presença do colaborador direto do papa Francisco poderá ser uma boa preparação para o centenário que será no próximo ano", referiu Pietro Parolin em declarações exclusivas à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima.
O papa Francisco anunciou que prevê viajar, em 2017, a Fátima (Portugal), Índia, ao Bangladesh e a África.
O anúncio foi feito a 2 de outubro, em conferência de imprensa, no voo de regresso da deslocação à Geórgia e ao Azerbaijão. Francisco mencionou a viagem, para já de um dia, a 13 de maio de 2017, a Fátima, por ocasião do centenário das aparições marianas aos pastorinhos.
Antes de se dirigir a Fátima, o secretário de Estado do Vaticano vai apresentar em Lisboa, na quarta-feira, na Universidade Católica, uma conferência sobre "A Diplomacia da Santa Sé nos últimos pontificados", anunciou a instituição.
O anúncio da nomeação de Pietro Parolin como cardeal aconteceu a 12 de janeiro de 2014 e a 22 de fevereiro do mesmo ano foi feito cardeal, no primeiro consistório ordinário do papa Francisco. Em 2014, teve um papel fundamental na aproximação entre Estados Unidos e Cuba, na mediação feita pelo Vaticano.
Perito em assuntos relacionados com o Médio Oriente, o cardeal Pietro Parolin participou ainda no processo de consolidação das relações diplomáticas entre o Vaticano e o Vietname.
A 27 de setembro, esteve em Cartagena das Índias para a assinatura do acordo de paz entre o governo colombiano e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
A peregrinação inicia-se oficialmente às 18:30 de quarta-feira, dia 12, na Capelinha das Aparições, com uma saudação a Nossa Senhora e aos peregrinos.
Antes, às 17:00, Pietro Parolin marcará presença na conferência de imprensa agendada para a sala de imprensa do Centro de Comunicação Social do Santuário. Pelas 21:30, decorre uma dos pontos altos do primeiro dia de celebrações, a bênção solene das velas e rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a procissão das velas, no recinto e a missa internacional.
No dia 13, quinta-feira, a celebração final começa às 09:00 com o rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se, a partir das 10:00, a procissão para o altar, missa, bênção dos doentes, consagração e procissão do adeus.
Comentários