A AFP, citando a Academia Nobel, refere que Bob Dylan recebe o prémio referente ao Nobel da Literatura este fim de semana, em Estocolmo.

De acordo com a secretária permanente da Academia Sueca, Sara Danius, a medalha e o diploma do prémio Nobel da Literatura serão entregues no sábado ou no domingo, já que o músico tem previstos concertos no fim de semana em Estocolmo, que foram agendados antes de se saber que seria laureado.

A atribuição ado Nobel a Dylan será feita na presença de um pequeno grupo de pessoas e de forma privada, sem a presença de qualquer órgão de comunicação social, sublinhou Sara Danius.

Em outubro do ano passado, Bob Dylan foi galardoado pela Academia sueca com o Nobel da Literatura, tornando-se no primeiro músico a receber a distinção. Para além da polémica resultante do facto do prémio ter sido atribuído a um músico (ao invés de um escritor), o facto de Dylan ter permanecido incontactável nos dias seguintes ao anúncio (levando, inclusivamente, a Academia a desistir de o contactar) e a sua ausência na cerimónia oficial de entrega só adensaram a controvérsia em torno da atribuição.

Inclusivamente, um membro da Academia chegou a chamar "mal educado e arrogante" a Dylan, pelo facto de este se ter remetido ao silêncio após o anúncio da atribuição.

Contudo, dois meses depois do anúncio, Dylan enviou um discurso de aceitação à Academia e mostrou-se "honrado e espantado" por receber o prémio.

Recorde-se que, apesar de não ter comparecido na cerimónia, a verdade é que Dylan agendou concertos para a Suécia, já neste mês de abril.

O músico tinha até 10 de junho para reclamar o valor monetário do Nobel da Literatura, de 824 mil euros.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.