"O duque de Sussex teria saído do Reino Unido rumo ao Canadá na noite de segunda-feira, após um dos seus últimos compromissos oficiais como membro da família real", destacou o jornal britânico Daily Telegraph.  O Daily Mail, por sua vez, destacou que "o príncipe Harry embarcou finalmente para Vancouver".

O príncipe, sexto na linha de sucessão ao trono, "embarcou num voo às 17:30 de (o aeroporto de) Heathrow", detalhou o jornal The Sun e "deverá encontrar Meghan e Archie cedo na terça-feira pela manhã". Os dois estão neste momento na ilha de Vancouver.

Menos de duas semanas depois da surpreendente revelação do duque e da duquesa de Sussex, de se retirar da família real, a rutura agora parece completa.

Segundo todos os indícios, este rompimento será mais efetivo do que esperavam, pois ambos aparentemente desejavam manter-se minimamente dentro da monarquia britânica.

Harry, de 35 anos, e Meghan, de 38, vão deixar de "membros ativos" da família real, razão pela qual não podem mais usar seu título de alteza real, nem representar oficialmente a rainha.

O acordo para selar o afastamento da família real destituiu Harry e Meghan de recursos públicos e exige-lhes que reembolsem 2,4 milhões de libras (3,1 milhões de dólares), utilizados nas restauração do complexo onde moram, perto do castelo de Windsor.

Harry também teve de renunciar às suas patentes militares e condecorações obtidas com duas missões ao Afeganistão com o Exército britânico.

"A sua partida para o Canadá é simbólica, ocorrendo dois dias depois do Palácio de Buckingham anunciar que estava a cortar todos os laços oficiais com os Sussex", destacou o Daily Telegraph.  O duque de Sussex deixou o país depois de um dia de agenda cheia com os seus últimos deveres reais.

Harry fez uma longa aparição na cimeira de investimento Reino Unido-África, celebrada nesta segunda-feira em Londres, onde se reuniu com vários chefes de Estado africanos e manteve um encontro privado com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson.

Ontem, o Príncipe ainda fez uma declaração pública, dirigindo-se a este caso. "Quero que ouçam a verdade por mim, não como príncipe ou duque, mas como Harry, a mesma pessoa que viram crescer ao longo destes 35 anos. O Reino Unido é a minha casa e isso nunca mudará", afirmou numa intervenção realizada no domingo num jantar e cujo vídeo foi publicado na conta de Instagram que partilha com Meghan.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.