Segundo o site fogos.pt o primeiro alerta foi dado às 17h20 e os bombeiros chegaram ao local 30 minutos depois.

A notícia foi avançada pelo site Notícias ao Minuto que adianta que a proximidade à autoestrada e a densidade do fumo fez com que o trânsito fosse cortado no sentido Sul-Norte, na A2. Segundo o mesmo meio, o incêndio está a decorrer numa zona agrícola composta mato, eucalipto e pasto.

A Lusa avança que além da A2 também a EN263 foi cortada por causa do incêndio de Messejana, em Aljustrel.

O fogo “começou numa zona agrícola e de mato, mas propagou-se para uma área de eucaliptal”, explicou a mesma fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil à Lusa, adiantando que a Autoestrada do Sul (A2) se encontra “cortada em ambos os sentidos” na zona de Aljustrel (distrito de Beja), assim como a Estrada Nacional 263 (EN263), devido à ocorrência.

O alerta foi dado pouco depois das 17:00 e cerca de duas horas depois o incêndio era combatido no local por 112 operacionais, apoiados por 37 viaturas e seis meios aéreos, nomeadamente quatro aviões de combate, um de coordenação e um helicóptero.

Foram mobilizados bombeiros das corporações de Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Ourique, Beja, Cuba, Castro Verde, Alvito, Almodôvar, Mértola, Barrancos, Moura, Serpa, Alvalade do Sado e Grândola.

*Com Lusa