Segundo Paulo Anacleto, presidente da secção regional do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, a adesão daqueles profissionais nas unidades hospitalares do distrito ronda os 75% no turno da manhã, com "tendência a aumentar" no turno da tarde.

"A totalidade das cirurgias programadas para a manhã de hoje no bloco central dos Hospitais da Universidade de Coimbra foram todas desmarcadas, ficando só as de urgência que têm de ser feitas", referiu o dirigente sindical.

As consultas que carecem da intervenção do enfermeiro "também não se realizaram, embora muitas consultas externas se façam porque não carecem de enfermeiro", acrescentou.

"Os números demonstram o profundo descontentamento que os enfermeiros têm relativamente a um conjunto de matérias que há muitos anos não se vê a sua resolução a breve trecho", sublinha Paulo Anacleto.

Os sindicatos dos enfermeiros deram início, às 08:00 de hoje, a dois dias de greve nacional para pressionar o Governo a apresentar uma contraproposta ao diploma da carreira de enfermagem.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.