Desde o início do incêndio em Monchique que os donativos têm chegado aos bombeiros e aos locais de pernoita onde se encontram pessoas afetadas.
No entanto, para gerir as doações e evitar excessos de bens e falta de outros, a Câmara de Portimão disponibilizou a Linha "Proteção 24", através do número 808 282 112, que está a funcionar como um canal que concentra toda a informação sobre voluntariado e donativos.
O propósito é que os cidadãos e empresas possam prestar auxílio de acordo com as necessidades reais de bens. Fonte da Câmara de Portimão disse à agência Lusa que as necessidades "são muito voláteis" e que a tipologia de donativos necessários está em constante mudança, pelo que se tornou necessário adotar uma gestão coordenada da receção de bens.
Ao pavilhão Portimão Arena, onde têm pernoitado o maior número de pessoas desalojadas devido ao incêndio, têm chegado, desde o início da semana, paletes de água engarrafada, bens alimentares e também muitos produtos para bebés: fraldas, papas, pomadas, soro fisiológico e todo o tipo de bens que não são considerados como prioritários para as pessoas que ali permanecem temporariamente.
Nos corredores que rodeiam o pavilhão, junto à zona da cozinha, acumulam-se centenas de garrafas de água e no local onde se confecionam os alimentos e onde existe uma despensa, o espaço começa a ser escasso para armazenar a quantidade de bens doados.
Várias instituições e particulares doaram também dezenas de peças de roupa, sobretudo de criança, uma vez que muitos dos afetados pelos incêndios tiveram de abandonar as suas casas apenas com a roupa que tinham no corpo.
Para além dos donativos, os voluntários têm sido muitos, pelo que, desde terça-feira, estão a ser emitidas mensagens de que não é necessário mais apoio, existindo já uma lista de espera de voluntários.
"Estamos autossuficientes ao nível de bens e voluntariado", referiu a mesma fonte da autarquia, que afirma ser necessária a existência de organização para ser possível potenciar a boa vontade das pessoas.
As refeições que são distribuídas às pessoas alojadas no Portimão Arena são doadas por hotéis da zona - que disponibilizaram também roupa de cama - e uma escola em Portimão está a confecionar para os operacionais que estão no combante às chamas - sendo distribuídas pelo Corpo Nacional de Escutas.
O Centro Municipal de Proteção Civil de Portimão, instalado no quartel dos Bombeiros de Portimão, foi também ativado como ponto de receção, recolha e distribuição dos futuros donativos.
Comentários