Num ponto de situação publicado na página da autarquia às 16:00 de hoje, lê-se que, "devido à proximidade das chamas", o agrupamento de escolas da Guia autorizou esta tarde o encerramento do Jardim de Infância e escola de 1º Ciclo do Grou, na União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca.

"Também esta tarde e devido ao fumo que se faz sentir, o agrupamento de Escolas da Gualdim Pais autorizou o encerramento do Jardim de Infância e a Escola do 1.º Ciclo das Meirinhas", afirma o comunicado, adiantando que na mesma localidade o colégio João de Barros também foi encerrado, tendo a direção "contactado os encarregados de educação para que fossem buscar os alunos".

A autarquia adianta que o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Pombal foi ativado na madrugada de hoje devido ao incêndio que teve início na tarde de domingo no concelho de Alcobaça e que entrou em Pombal cerca das 21:00, atingindo a Mata Nacional do Urso nas freguesias de Guia, Mata Mourisca e Carriço.

Durante a madrugada de hoje, de acordo com a nota, foram evacuadas as localidades de Alhais, Fontinha, Silveirinha e Claras, na freguesia de Carriço, na fronteira com o concelho da Figueira da Foz, e mantêm-se condicionados os acessos àquelas localidades.

Também a chamada Estrada Atlântica - que liga, pela orla marítima e em zona florestal o concelho de Pombal a diversos municípios localizados a sul até à Nazaré - está cortada no troço entre a passagem de nível da Linha do Oeste, no Carriço e a rotunda de acesso à praia do Osso da Baleia.

"O município de Pombal apela a toda a população que evite deslocações aos locais onde ocorrem os incêndios e apela ao respeito pelas ordens das autoridades públicas", sustenta ainda o comunicado.