Trata-se, segundo Nádia Piazza, do primeiro abrigo coletivo a ser construído, no âmbito do projeto Aldeias Resilientes, desenvolvido por AVIPG, e que será pago pelo agente FIFA Jorge Mendes, empresário do futebolista Cristiano Ronaldo.
Depois de viver momentos de aflição na sequência do grande incêndio de Pedrógão Grande, a comunidade de Ferraria de São João, situada junto ao limite do concelho de Penela com Figueiró dos Vinhos, criou uma Zona de Proteção Ambiental, que consistiu no corte de eucaliptos numa faixa de 100 metros em redor do aglomerado habitacional e na sua substituição por árvores autóctones.
"O processo do abrigo coletivo já está na fase de licenciamento e até ao final do ano começam as obras", anunciou hoje a presidente da AVIPG, durante uma reunião com investigadores de um projeto europeu que estuda os impactos das alterações climáticas nos espaços rurais.
Num terreno disponível junto à aldeia, o abrigo será todo construído em betão, com portas antifogo, e dotado de um sistema de rega, que funciona por gravidade ou ajuda de um gerador alimentado por combustível. No seu interior vai existir uma loja de aldeia, cozinha e oficina e vários equipamentos de apoio.
Um segundo abrigo será construído em Moninhos, no concelho de Figueiró dos Vinhos, resultando da adaptação de um edifício devoluto na povoação.
A proteção da população foi uma das falhas detetadas no incêndio de Pedrógão de Grande pelo relatório de uma equipa de peritos independente, liderada pelo investigador Xavier Viegas.
Comentários