O aeroporto Internacional da Madeira, Aeroporto Cristiano Ronaldo, no Funchal esteve encerrado na tarde desta segunda-feira, depois de um incidente com um avião da Ryanair na pista.

De acordo com a SIC, foi detetado fumo no aparelho momentos antes da descolagem do voo FR384, agendada para as 15:15, rumo a Lisboa.

Segundo informação da Proteção Civil da Madeira, contactada pelo SAPO24, esta situação terá sido desencadeada por uma anomalia na zona de armazenamento de bagagens, detetada pelos sensores de bordo e reportada pelo comandante do aparelho à torre de controlo o que fez acionar vários meios dos bombeiros do aeroporto e motivou o encerramento da pista.

As autoridades confirmam que o voo foi, entretanto, evacuado e todas as aterragens e descolagens foram suspensas.

Neste momento a ANA - Aeroportos de Portugal esclareceu, em nota enviada à SIC que “devido a questões técnicas, o voo da Ryanair com destino a Lisboa não prosseguiu viagem, tendo-se realizado o desembarque dos passageiros”.

"Foram ativados os procedimentos adequados a este tipo de situação. A operação no aeroporto da Madeira já se encontra normalizada", conclui.

Ainda de acordo a ANA contactada pela agência Lusa, o tráfego aéreo esteve suspenso durante “alguns minutos”, não tendo ocorrido cancelamentos, nem divergências de voos.

As imagens do momento foram captadas pela página no YouTube Madeira Airport Spotting, que transmite em direto a partir do Aeroporto Internacional da Madeira.

(notícia atualizada às 18:30)