No vídeo, um homem barbudo que se identifica como Sasha Trupanov fala em hebraico sobre a ofensiva militar israelita no Líbano - iniciada no final de setembro -, os ataques aéreos de Israel contra o Irão em outubro e insta os israelitas a intensificarem as manifestações de pressão sobre o governo para libertar os reféns detidos na Faixa de Gaza.

Este é o terceiro vídeo divulgado pela Jihad Islâmica de Sasha Trupanov, um russo-israelita de 29 anos sequestrado com a namorada Sapir Cohen no kibutz Nir Oz, perto de Gaza.

Sapir Cohen, assim como a mãe e a avó de Sasha Trupanov, também raptadas, foram libertadas durante a única trégua da guerra, desencadeada após o ataque do Hamas. O pai do refém, Vitali Trupanov, morreu no ataque.

"Estou aliviada por ver o meu filho vivo, mas preocupa-me muito ouvir o que ele diz", disse a mãe do refém, Yelena Trupanov, numa nota publicada pelo Fórum das Famílias, a principal associação de familiares de reféns.

"Peço que sejam feitos todos os esforços para obter a libertação imediata dele e de todos os outros reféns", acrescentou.