Fundador do Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE) e atualmente militante do partido Livre, José Manuel Tengarrinha morreu na sexta-feira, aos 86 anos.

Numa mensagem de condolências dirigida à família, publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa realça que o fundador do MDP/CDE foi um “combatente corajoso pela causa da liberdade e da democracia”.

O Presidente acrescenta que, na Universidade, José Manuel Tengarrinha “foi mestre de gerações” e deixou “uma obra sobre a história política de Portugal nos séculos XIX e XX que perdurará ao longo dos anos”.

Tengarrinha foi uma “personalidade discreta e cativante, que deixa um rasto de saudade em todos quantos tiveram o privilégio de o conhecer”, sublinha Marcelo Rebelo de Sousa.

Presidente da Assembleia da República enaltece "exemplo de cidadania"

 O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, enalteceu hoje o “notável exemplo de cidadania” do historiador José Manuel Tengarrinha, lembrando o seu papel como “construtor da democracia”.

"Destacado combatente antifascista, José Manuel Tengarrinha foi, como deputado da Assembleia Constituinte, um dos construtores da nossa democracia”, destacou Eduardo Ferro Rodrigues, numa mensagem de condolências, divulgada à Agência Lusa.

Fundador do MDP/CDE e historiador, José Manuel Tengarrinha “deixa às novas gerações uma assinalável obra na área da história contemporânea e acima de tudo um notável exemplo de cidadania”, assinalou.

Manifestando tristeza pelo falecimento do antigo deputado constituinte, Ferro Rodrigues expressou ainda, em nome da Assembleia da República, sentidas condolências à família e amigos.

Nascido em Portimão, em 1932, Tengarrinha foi historiador e professor, foi cofundador do Movimento Democrático Português/Comissão Democrática Eleitoral (MDP/CDE), chegou a ser preso pela PIDE e esteve na Cadeia do Aljube.

Professor catedrático jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, jornalista, escritor, investigador, político, José Manuel Tengarrinha foi deputado à Assembleia Constituinte, em 1975-76, e nas quatro primeiras legislaturas, até 1987.

[Notícia atualizada às 13:43 com declarações de Eduardo Ferro Rodrigues]