De acordo com um comunicado divulgado pelo partido, o dirigente comunista vai ser submetido “uma intervenção cirúrgica urgente da estenose carotídea (à carótida interna esquerda), que não pode ser adiada para depois das eleições”.
Jerónimo de Sousa falha assim o debate marcado para esta quarta-feira, 12 de janeiro, com o presidente do PSD, Rui Rio. Será João Oliveira a tomar o seu lugar.
"Durante os dias de internamento e recuperação, mantém-se a agenda com as ações de campanha programadas para o secretário-geral, nas quais a partir de amanhã e durante este período será substituído pelos camaradas João Ferreira e João Oliveira, membros da Comissão Política e candidatos à Assembleia da República", acrescenta.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já falou por telefone com o secretário-geral do PCP após saber que será submetido a uma intervenção cirúrgica urgente, e deseja-lhe rápida recuperação.
"Ao tomar conhecimento da intervenção cirúrgica urgente a que Jerónimo de Sousa terá de se submeter, o Presidente da República falou telefonicamente com o secretário-geral do Partido Comunista Português, desejando que tudo corra bem e que possa ter uma rápida e boa recuperação, regressando logo que possível à sua importante atividade política e partidária", lê-se numa nota publicada no website oficial da Presidência da República na Internet.
A coordenadora do BE, Catarina Martins, também desejou hoje uma “rápida recuperação” ao secretário-geral do PCP. “Desejo uma rápida recuperação a Jerónimo de Sousa. Espero vê-lo em breve na campanha”, escreveu na sua página oficial da rede social Twitter.
Já João Cotrim Figueiredo, presidente do Iniciativa Liberal, desejou "as rápidas melhoras e um bom restabelecimento a Jerónimo de Sousa”, conforme afirmou o liberal aos jornalistas, no final de uma ação no porto de pesca da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto.
João Oliveira é o líder parlamentar do PCP. João Ferreira deixou o cargo de eurodeputado em julho de 2021 para se dedicar à candidatura autárquica em Lisboa. Foi candidato a Presidente da República no ano passado e é atualmente vereador na Câmara Municipal de Lisboa.
Tanto João Ferreira como João Oliveira integram a Comissão Política do Comité Central do PCP.
Comentários