Pelosi, que deverá ser a presidente da Câmara dos Representantes dos EUA depois de oito anos nas mãos dos republicanos, destacou que a conquista dos democratas não deve ser vista pelo prisma das diferenças partidárias, mas como uma vitória “para conservar os valores constitucionais” dos Estados Unidos.
“Com esta nova maioria democrata, vamos honrar os valores de nossos pais fundadores”, sublinhou a congressista da Califórnia no seu discurso de vitória.
As declarações de Pelosi surgem depois do Presidente dos Estados Unidos ter classificado a noite eleitoral de um “tremendo sucesso”, numa reação ao facto de os resultados darem aos republicanos o controlo do Senado por mais dois anos, que contraria as expetativas dos democratas de uma onda anti-Trump que lhes garantisse uma maioria.
Em algumas das eleições intercalares nos Estados Unidos está em jogo a real base de apoio do Partido Republicano do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, numa votação em que são escolhidos congressistas, senadores e governadores em 36 estados.
Comentários