Segundo os dados fornecidos pela autarquia, na rua 5 de Outubro, no centro da cidade de São Mamede, aconteceram em 2009 cinco acidentes, em 2010 outros cinco, em 2011 três, em 2012 seis, em 2013 e 2014 nenhuns, em 2015 quatro, em 2016 três e em 2017 um.
Os anos “mais complicados” foram 2009 e 2010, em que os acidentes provocaram, além de feridos ligeiros, um morto e um ferido grave.
Entre despistes e colisões, os dados dão ainda conta de três atropelamentos.
Questionada pela Lusa sobre a possível abertura de um inquérito, a câmara remeteu para as “autoridades competentes”, acrescentando que no local estão a ser construídas três passadeiras sobrelevadas para reduzir a velocidade de circulação naquela zona, onde têm sucedido vários acidentes relacionados com casos de excesso de velocidade.
“A construção das lombas ficou concluída na semana passada e a obra estava devidamente sinalizada, limitando a velocidade de circulação naquele local aos 20 quilómetros por hora”, sublinhou.
Esta semana tem estado a ser feita a pintura das passadeiras, interrompida hoje de manhã devido à chuva, salientou.
Na segunda-feira à noite, um acidente envolvendo dois autocarros e três carros causou dois mortos e seis feridos, dois dos quais graves e quatro ligeiros, três deles crianças.
No local do acidente, em São Mamede Infesta, estiveram 60 operacionais, apoiados por 11 veículos, segundo o Comando Distrital de Operações e Socorro (CDOS) do Porto.
Comentários