No boletim sobre a situação epidemiológica no arquipélago lê-se que hoje “há a reportar 17 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, pelo que a região passa a contabilizar 11.255 casos confirmados de covid-19” desde o início da pandemia.

No documento é também referido que três destes novos infetados são importados do Reino Unido (um), região Norte (um) e da Alemanha (um), sendo os restantes de transmissão local.

A DRS aponta que a Madeira sinalizou hoje 242 casos ativos, a maioria (184) de transmissão local.

Estas pessoas estão a cumprir isolamento, encontrando-se quatro internadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça que volta a ter a unidade de cuidados intensivos dedicada à covid-19 sem doentes.

Outros 58 infetados estão confinados numa unidade hoteleira e os demais em alojamento próprio, complementa a informação.

Esta autoridade regional menciona que estão 116 situações a ser avaliadas, relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem da Madeira.

Adianta que 574 pessoas que contactaram casos positivos sinalizados estão em situação de vigilância ativa e 40.835 viajantes estão a ser acompanhados através da aplicação MadeiraSafe.

“Hoje há mais 45 casos recuperados a reportar”, salienta a DRS, destacando que a região contabiliza 10.938 doentes curados de covid-19 nesta região, que regista um total de 75 óbitos.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados, que podem não coincidir com a informação prestada no boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Hoje, a DGS atribuiu à Madeira 14 novos casos, adiantando que esta região autónoma soma um total de 11.688 infeções e 72 mortes devido à covid-19 desde março de 2020.

A covid-19 provocou pelo menos 4.500.620 mortes em todo o mundo, entre mais de 216,34milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.730 pessoas e foram contabilizados 1.036.019 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.