"Se declarei é porque o ganhei", respondeu o antigo governante, quando questionado pela deputada do Bloco de Esquerda (BE) Mariana Mortágua sobre o facto de "em dois meses ter declarado um valor igual ao do ano anterior, de cerca de 500 mil euros", sem adiantar mais pormenores.

Em maio, a RTP noticiou que Manuel Pinho recebeu mais de 490 mil euros em 2005, ano em que entrou no Governo, rendimento por apenas dois meses de trabalho no BES nesse ano. A RTP consultou as declarações de rendimentos e património do antigo ministro da Economia entregues no Tribunal Constitucional (TC).

"Convidam-me para uma coisa, querem falar sobre outra, não é bonito. Vim cá para falar de política de energia enquanto estive no governo. Preparei-me sobre essas questões", disse.

Perante a insistência da bloquista se "foi verdadeiro a preencher as suas declarações ao TC, o antigo governante ironizou: "Quando convido alguém para ir ver o futebol a minha casa, não convido para esfregar o chão".

Mariana Mortágua insistiu que "não responde porque não quer", já que "foi convidado para falar de tudo, escolheu do que queria falar".