O IPMA prevê para hoje nas regiões Norte e Centro céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se muito nublado nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até início da tarde, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do final da tarde.
As previsões apontam também para períodos de chuva fraca até meio da tarde, começando no Minho a partir do início da manhã e estendendo-se às restantes regiões, sendo pouco frequente a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
As temperaturas máximas previstas para hoje são de 23ºC em Faro, 19 em Santarém, 18 em Lisboa e Sagres, 16 no Porto, 15 em Viana do Castelo, 14 em Bragança, e 11 na Guarda.
As temperaturas mínimas oscilarão entre os 2ºC (Guarda) e os 9ºC (Faro, Lisboa e Aveiro).
O vento soprará fraco a moderado do quadrante oeste, soprando forte na serra da Estrela, rodando para o quadrante norte a partir da tarde e tornando-se moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora (km/h).
Para a região Sul, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se pouco nublado na costa sul do Algarve.
O vento estará fraco a moderado de noroeste, soprando temporariamente de sudoeste durante a tarde na costa sul do Algarve, e moderado a forte no litoral oeste e nas terras altasem especial a partir do meio da tarde, por vezes com rajadas até 50 km/h.
Nos Açores, é esperado céu muito nublado, com boas abertas da parte da tarde.
Para o arquipélago da Madeira, a previsão é de céu com períodos de muita nebulosidade e aguaceiros fracos até final da manhã
Risco de incêndio
O IPMA colocou ainda, no distrito de Faro, os concelhos de Alcoutim, Castro Marim, Tavira e Loulé sob risco “elevado” de incêndio.
Vários concelhos do distrito de Faro e alguns concelhos de Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém e o concelho de Vendas Novas, em Évora, apresentam risco “moderado” de incêndio.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o "elevado” o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Comentários