Clauvino da Silva foi encontrado morto na cela que ocupava no estabelecimento prisional Laércio da Costa Pelegrino (Bangu 1) na manhã desta terça-feira, escreve o brasileiro Extra. Escreve a publicação que o narcotraficante enforcou-se com um lençol.

Na sequência da tentativa de fuga, o homem foi transferido para esta cadeia de alta segurança onde ficaria em isolamento pelo menos durante 10 dias.

Também conhecido por “Baixinho”, Clauvino da Silva foi descoberto este sábado pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) quando tentava fugir da Prisão Gabriel Ferreira Castilho (Bangu 3) disfarçado com uma máscara de silicone, peruca, óculos e a roupa da filha.

De acordo com o Globo, que cita a SEAP, o narcotraficante de 42 anos foi detido quando passava pela zona de segurança e os inspetores penitenciários detetaram uma atitude suspeita.

Clauvino da Silva foi então levado para uma sala e desmascarado. Um vídeo mostra o recluso de mãos atrás nas costas com a polícia a retirar a todas os acessórios da fuga.

As autoridades desconfiam que terá sido a filha, Ana Gabriele Leandro da Silva, de 19 anos, a fornecer-lhe as roupas para o disfarce, já que foi ela a única visita que “Baixinho” recebeu nesse fim de semana.

Ana Gabriele Leandro da Silva é suspeita do crime de facilitação de fuga, punido com entre seis meses e dois anos de prisão. A polícia desconfia ainda do envolvimento de outras oito pessoas no plano de fuga de Clauvino, entre elas uma grávida. Uma vez que as grávidas não são revistadas como outras visitantes, as autoridades suspeitam que terá sido esta mulher a transportar a máscara de silicone numa visita semanas antes.

“Baixinho” tinha sido condenado a 73 anos e 10 meses de prisão, de acordo com a imprensa brasileira.

Esta não foi, no entanto, a sua primeira tentativa, já que o traficante de Angra dos Reis possuía uma fuga no seu histórico no sistema penitenciário do Rio. Em fevereiro de 2013 "Baixinho" estava entre os 31 presos que fugiram do Instituto Penal Vicente Piragibe, em Gericinó. Nessa vez conseguiu sair do estabelecimento via o esgoto.

[Notícia atualizada às 14h11 com a informação da morte]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.