O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, contactou telefonicamente o colega norte-americano Lloyd Austin, revelou esta sexta-feira o Ministério da Defesa, um caso quase inédito dadas as raras conversas entre Moscovo e Washington desde o início do conflito na Ucrânia, em fevereiro último.

"Em 21 de outubro de 2022, foram realizadas conversas telefónicas entre o Ministro da Defesa da Federação Russa, o General do Exército Sergei Shoigu, e o Secretário de Defesa dos Estados Unidos da América, Lloyd Austin. Foram discutidas questões atuais de segurança internacional, incluindo a situação na Ucrânia", revelou o Ministério da Defesa da Rússia em comunicado, nas redes sociais, sem fornecer mais detalhes.

Os Estados Unidos já reagiram a este diálogo e um porta-voz norte americano revelou que Sergei Shoigu pediu ao seu colega para manter as "linhas de comunicação" abertas. “O secretário Austin enfatizou a importância de haver linhas de comunicação perante esta guerra em curso contra a Ucrânia”, disse o brigadeiro-general Pat Ryder em comunicado após o telefonema.

O telefonema marca o primeiro contato confirmado entre os dois países desde maio. Nessa altura, recorde-se, Austin pediu ao seu homólogo um cessar-fogo "imediato" no conflito.