O funeral de Isabel acontece esta segunda-feira, 19 de setembro, dez dias após a morte da monarca britânica e, além de reunir cerca de 500 chefes de Estado e de governo num só lugar, deverá levar quase um milhão de pessoas para as ruas do Reino Unido.

Estas são as imagens mais marcantes das cerimónias fúnebres que estão também a ser acompanhadas por milhões, mundo fora, através das televisões e da Internet.

O SAPO24 está a acompanhar ao minuto esta despedida aqui — num registo que pode ver em tempo real ou usar para recordar as homenagens, as imagens e as declarações de um dia histórico.

Os momentos-chave do funeral do século:

6h30: Termina o velório de Isabel II, em câmara ardente no Westminster Hall desde quarta-feira.

8h00: Abrem as portas da Abadia de Westminster onde vai decorrer a cerimónia religiosa oficial, que conta com a presença de cerca de 2.000 pessoas, entre as quais centenas de chefes e representantes de Estado.

10h30: Caixão da rainha Isabel II é transportado do Westminster Hall para a Abadia de Westminster, sendo rebocado por 142 marinheiros da Marinha Real. A família real, liderada por Carlos III irá acompanhar o caixão.

10h52: A procissão fúnebre chega à Abadia de Westminster e membros da guarda real vão transportar a urna da carruagem para o interior.

11h00: Início do serviço oficial religioso na Abadia de Westminster. O reitor de Westminster, David Hoyle, dará início à cerimónia; o sermão será a cargo do Arcebispo da Cantuária, Justin Welby.

11h55: A última intervenção termina e fazem-se dois minutos de silêncio pela ex-monarca.

12h00: Toca o hino nacional e a urna é transportada para a carruagem de armas.

12h15: Início da procissão até ao Arco de Wellington. O caixão é então transportado para o carro funerário que fará a viagem até Windsor. Haverá lugar a uma saudação real e volta a ouvir-se o hino nacional.

15h06: Chegada a Windsor. Processão pela conhecida Long Walk (na foto), acompanhado pelos membros da família real. 

16h00: Início da cerimónia religiosa em Windsor, com a presença de 800 pessoas, incluindo membros da família da rainha e funcionários, na Capela de São Jorge.

19h30: Cerimónia privada para o Rei Carlos III e os membros da família real britânica na Capela Memorial do Rei Jorge VI (situada no interior da Capela de São Jorge). A rainha Isabel será II depois sepultada, numa cerimónia privada, no jazigo da família real no castelo de Windsor.