No dia em que o Governo e a ANA - Aeroportos de Portugal assinam um memorando de entendimento para "estudar aprofundadamente" um aeroporto no Montijo complementar ao de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa sugeriu, durante uma visita à OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca, que esta nova estrutura aeroportuária tivesse o nome do antigo Presidente da República Mário Soares, que morreu no dia 7 de janeiro.
Questionado depois pelos jornalistas sobre se considera o Montijo uma boa opção, o chefe de Estado recusou pronunciar-se sobre essa matéria porque "está a ser objeto de um conjunto de trabalhos, que vêm do Governo anterior".
"O Governo anterior já começou a estudar localizações e avançou no sentido de localizações. Continuam, há estudos que estão a ser feitos e portanto não me quero antecipar à decisão final, que é uma decisão governativa", explicou.
Marcelo Rebelo de Sousa quis propor o nome de Mário Soares para "um futuro aeroporto que venha a ser aprovado", para em 2019 Portugal ter "capacidade para receber mais turistas".
"Já existe - e muito bem - o nome do doutor Francisco Sá Carneiro no caso do aeroporto do Porto. Já existe - e muito bem - o do marechal Humberto Delgado em relação à velha Portela de Sacavém. Acho que fica muito bem, pensando num dos pais da democracia portuguesa, honrar o doutor Mário Soares com o nome dele na nova estrutura aeroportuária", sublinhou aos jornalistas.
Esta sugestão do Presidente da República tinha sido feita no início da visita à OGMA., durante o discurso na cerimónia.
"Se é possível ao Presidente da República fazer alguma sugestão, ela é de que essa nova realidade mereça o nome de Mário Soares, homenagem justa a quem serviu o país", salientou então.
A construção de um novo aeroporto na região de Lisboa ou a existência de uma infraestrutura complementar ao Aeroporto Humberto Delgado tem estado em discussão nos últimos anos, tendo sido realizados vários estudos e analisadas diversas localizações, sendo a construção da infraestrutura no concelho de Alcochete, distrito de Setúbal, a que esteve mais próxima de se tornar realidade.
Comentários