Em declarações à agência Lusa, a bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, mostrou-se satisfeita com a saída de Manuel Delgado e com a escolha de Rosa Matos Zorrinho para o substituir.
“Tenho muito boa ideia da até aqui presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. É uma mulher muito competente, ponderada e com bom senso”, afirmou a bastonária, considerando ainda que Rosa Matos Zorrinho tem “tratado” bem os enfermeiros, nomeadamente durante o protesto dos enfermeiros especialistas.
Quanto à saída de Manuel Delgado, a representante dos enfermeiros confessa que não fica insatisfeita.
“Há muito que não havia contacto com o secretário de Estado, tal como com o ministro. Tínhamos muitas dificuldades ao nível da negociação da carreira. E Manuel Delgado não falava com os representantes da maior classe profissional do setor da saúde”, comentou Ana Rita Cavaco.
Manuel Delgado pediu hoje a demissão do cargo, pedido que foi aceite pelo primeiro-ministro, que propôs para o seu lugar Rosa Matos Zorrinho, refere uma nota oficial do Governo.
A demissão de Manuel Delgado acontece três dias depois da emissão de uma reportagem pela TVI, na qual se refere que foi contratado entre 2013 e 2014 pela associação "Raríssimas", com um vencimento de três mil euros por mês, tendo recebido um total de 63 mil euros.
O secretário de Estado alegou então que se tratou de uma "colaboração técnica" com a associação Raríssimas e que nunca participou em decisões de financiamento.
Até ao momento não há, contudo, confirmação oficial sobre se o pedido de demissão teve ligação direta com a reportagem sobre a Raríssimas, em que documentos e entrevistas põem em causa a gestão da associação Raríssimas - Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras, financiada por subsídios do Estado e donativos.
Comentários