“Esta distinção é o reconhecimento do trabalho que desenvolvi em prol do progresso da medicina e dos serviços de saúde, trabalho esse que a Ordem dos Médicos (OM) decidiu premiar”, afirmou em declarações à Lusa, José Guimarães dos Santos.

O clínico é um dos fundadores da Casa do Médico, no Porto, e presidiu o Concelho Regional do Norte da OM durante três mandatos.

Além do seu contributo para o desenvolvimento da própria ordem, o médico desempenhou também um importante trabalho na área da cirurgia oncológica e na implementação do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil, onde foi chefe de serviço, em 1973.

José Guimarães dos Santos foi ainda um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Oncologia e um dos principais impulsionadores dos grupos de estudo do cancro da mama, do cancro ginecológico e do cancro digestivo.

Internacionalmente, o médico foi presidente da European Surgical Society of Oncology (ESSO) e um dos membros fundadores da Federação Mundial das Sociedades de Oncologia Cirúrgica (WFSOS).

Para o Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, citado em comunicado, José Guimarães dos Santos “é um nome incontornável da cirurgia oncológica e da implementação do Instituto Português de Oncologia de Francisco Gentil”.

A cerimónia de entrega do prémio está marcada para sábado, às 18:00, no Salão Nobre do Centro de Cultura e Congressos da Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM).

O Prémio de Mérito da Competência em Gestão dos Serviços de Saúde, uma iniciativa da Direção da Competência em Gestão de Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos, assinala o contributo de um médico que “se tenha distinguido ao longo do seu percurso” na gestão de serviços, liderança de equipas e administração hospitalar.