Como é habitual, as nomeações foram anunciadas em direto no Samuel Goldwyn Theater, em Los Angeles, esta terça-feira, pelas 13h22 em Portugal Continental. A cerimónia contou com a apresentação de Tiffany Haddish ("Keanu") e Andy Serkis (o Gollum do "Senhor dos Anéis").

Após o triunfo na 23.ª edição dos Critics' Choice Awards e depois de ter arrecadado dois Globos de Ouro, o filme “A Forma da Água", de Guillermo Del Toro, tinha reforçado a sua posição como principal favorito no que a nomeações dizia respeito. E assim se confirmou. No total, soma 13, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Secundária.

Protagonizado por Sally Hawkins, Michael Shannon, Richard Jenkins, Octavia Spencer e Michael Stuhlbarg, o filme “A forma da água” conta a história de amor entre uma mulher muda e uma criatura marinha nos Estados Unidos, em 1962, com a estética do conto fantástico, tão característica do seu autor.

Todavia, há outros dois filmes que se mostram nestas nomeações: "Dunkirk", de Christopher Nolan e do qual falámos aqui, contou com oito, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador. "Três Cartazes à Beira da Estrada", de Martin McDonagh, arrecadou sete, incluindo Melhor Filme e Melhor Atriz Principal para Frances McDormand. Mais: Sam Rockwell e Woody Harrelson estão ambos nomeados para a categoria de Melhor Ator Secundário.

Nas categorias de representação Gary Oldman confirmou o seu estatuto de favorito, recebendo uma nomeação pelo seu Winston Churchill. Porém, vai ter a concorrência dos seus colegas britânicos Daniel Day Lewis e Daniel Kaluuya, para além de Timothee Chalamet (por "Chama-me pelo Teu Nome", embora exista a curiosidade de ter participado igualmente em "Lady Bird") e Denzel Washington.

No total, à corrida para a estatueta de Melhor Filme estão 9 candidatos, para além dos já citados: "Chama-me pelo Teu Nome", "Lady Bird", "A Hora Mais Negra", "Linha Fantasma", "The Post" e (a maior surpresa, talvez?) "Foge".

Greta Gerwig, que tinha visto o seu "Lady Bird" vencer o prémio de melhor comédia/musical nos Globos de Ouro, mas falhado a nomeação para Melhor Realização, vê agora o seu nome junto dos candidatos na categoria.

A 90 ª edição dos Óscares vai contar com o regresso de Jimmy Kimmel ao papel de anfitrião, após ter apresentado a cerimónia o ano passado — aquela que envolveu uma troca inesperada de envelopes — e vai decorrer no próximo dia 4 de março.

E os nomeados são...

Melhor Filme

Melhor Realização

Melhor Ator

Melhor Atriz

Melhor Ator Secundário

Melhor Atriz Secundária

Melhor Filme Estrangeiro

Melhor Filme de Animação

Melhor Documentário

Melhor Banda Sonora Original

Melhor Argumento Adaptado

Melhor Canção Original

Melhores Efeitos Visuais

Melhor Guarda-Roupa

Melhor Fotografia

Melhor Montagem

Melhor Caracterização

Melhor Montagem de Som

Melhor Mistura de Som

Melhor Curta-metragem

Melhor Documentário em curta-metragem

Melhor Curta-Metragem de Animação

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.