Marcelo Rebelo de Sousa planeava viajar ainda hoje para o Funchal para acompanhar a situação após o acidente. No entanto, o Presidente da República acabou por adiar a viagem porque a prioridade é o transporte de feridos, explicou. Entretanto, a Presidência da República já emitiu uma nota a informar que Marcelo Rebelo de Sousa irá esta sexta-feira ao Funchal.
Esta quarta, em frente ao Palácio de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma nota de pesar e solidariedade "em relação ao povo madeirense, às suas autoridades em geral" e ainda "uma palavra de apoio àqueles que têm trabalhado para enfrentar esta situação".
"Este é um momento muito difícil, um momento de pesar, mas é um momento também de se olhar para o futuro da Madeira, e olhar para o futuro das relações da Madeira, que é uma região autónoma aberta a todo o mundo, com esse outro mundo", considerou. Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "aquilo que aconteceu e que cala fundo no coração de todos os portugueses não pode de algum modo ensombrar aquilo que tem sido o contributo da Madeira nessa abertura ao mundo".
António Costa e o Governo transmitiram igualmente notas de pesar e solidariedade. António Costa adiantou que já teve oportunidade de dar condolências a Angela Merkel nesta hora difícil.
"Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do trágico acidente na Madeira. A todas as famílias envolvidas transmito, em nome do governo português, as mais sentidas condolências", escreveu o líder do executivo.
Já Ferro Rodrigues, em seu nome e do parlamento, transmitiu às "famílias enlutadas a manifestação do nosso sentido pesar e a mais profunda solidariedade".
Em comunicado, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e o Governo Regional deixaram a garantia de que "tudo será feito em prol dos sobreviventes".
"O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e o Governo Regional vêm lamentar o acidente com um autocarro, hoje, no Caniço, que vitimou vários cidadãos estrangeiros, aproveitando, desde já, para endereçar os pêsames a todos os familiares das vítimas mortais e deixar a garantia de que tudo será feito em prol dos sobreviventes", lê-se na nota.
Ireneu Cabral Barreto, representante da República para a Região Autónoma da Madeira, lamentou “profundamente o grave acidente de viação” e apresentou “sinceras condolências aos familiares das vítimas e ao senhor embaixador da República Federal da Alemanha em Portugal".
Já o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Tranquada Gomes, manifestou “o seu mais profundo pesar pelas vítimas” e referiu que “a região está profundamente chocada com o fatídico acontecimento”.
Angela Merkel, manifestou "tristeza e choque". Em comunicado, Merkel exprimiu "sincera solidariedade com todas as famílias que perderam os seus entes queridos" na tragédia e disse esperar que os feridos e os seus familiares recuperem dos traumas físicos e psicológicos. A chefe do Governo alemão agradeceu ainda às equipas de emergência portuguesas "que estão a trabalhar em circunstâncias difíceis no local do acidente".
Também o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, manifestou “profunda tristeza” pelo “trágico acidente”. “Foi com profunda tristeza que tomei conhecimento do trágico acidente de autocarro ocorrido na Madeira, que tirou a vida a 29 cidadãos europeus da Alemanha e deixou muitos outros feridos”, afirma Jean-Claude Juncker numa publicação feita na rede social Twitter. “Os nossos pensamentos estão com todas as vítimas, as suas famílias e amigos”, adianta o líder do executivo comunitário.
O Parlamento Europeu cumpriu esta quinta-feira, na sessão plenária, um minuto de silêncio em memória das vítimas do acidente.
O bispo do Funchal, Nuno Brás, manifestou, por sua vez, uma “grande tristeza” pelo acidente. “Encomendo os que faleceram nas mãos de Deus e envio as minhas condolências aos seus familiares”, lê-se na mensagem do prelado do Funchal. “Participando na dor dos que estão a sofrer, peço a Nossa Senhora do Monte [padroeira da Madeira] que seja conforto e dê coragem a todos os que sofrem, bem como aos profissionais que deles cuidam”, acrescenta.
Também o Sport Lisboa e Benfica manifestou "a sua dor e pesar às famílias das vítimas do terrível e trágico acidente ocorrido hoje na Madeira. O momento é de grande tristeza, desejando-se a recuperação de todos os feridos”, pode ler-se numa curta nota publicada no sítio ‘on-line’ do clube lisboeta.
O porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert, lamentou hoje as “notícias terríveis” da Madeira e manifestou “uma dor profunda por todos aqueles que perderam a vida na queda do autocarro”. “Chegam-nos notícias terríveis da #Madeira. Sentimos uma dor profunda por todos aqueles que perderam a vida na queda do autocarro, os nossos pensamentos estão com os feridos”, pode ler-se na mensagem partilhada no Twitter.
Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda (BE), lamentou a “notícia terrível e triste”. “Toda a solidariedade para com os sobreviventes e familiares das vítimas”, disse. “Cumpre-nos lamentar o acidente terrível, expressar o pesar pelas mortes e esperar que sejam prestados todos os cuidados necessários às vítimas que ainda precisam de cuidados”, acrescentou o coordenador regional do BE na Madeira, Paulino Ascenção.
O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, manifestou "solidariedade e o profundo pesar" pelo acidente: “Neste momento de dor e de profundo pesar, endereço-lhe, em meu nome, no nome do Governo dos Açores e do povo açoriano, a solidariedade por esta dura provação que atingiu a Região Autónoma da Madeira”, referiu Vasco Cordeiro na mensagem enviada ao presidente do Governo madeirense, Miguel Albuquerque.
A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, manifestou também o seu "profundo pesar pela tragédia deste final de tarde na Madeira. Quero deixar uma palavra de profundo pesar às famílias das vítimas".
O presidente da Junta de Freguesia do Caniço, Milton Teixeira, e restante executivo prestaram "as suas condolências às famílias das vítimas mortais do acidente ocorrido hoje na estrada Ponta da Oliveira", lê-se num comunicado enviado às redações. A mesma nota destaca que o executivo da junta "esteve presente no local das operações" e enaltece "a rápida intervenção e todo o trabalho efetuado pela corporação de Santa Cruz, juntamente com todos as outras corporações que se lhes vieram juntar".
Também a Liga Portugal, numa breve nota, fez questão de lamentar "profundamente as vidas perdidas num despiste fatal na zona do Caniço, na ilha da Madeira", lê-se no 'site' da entidade liderada por Pedro Proença.
O partido Aliança, numa nota enviada à agência Lusa, aponta que “o dia de hoje fica tristemente marcado pelo acidente ocorrido no Caniço”. Por isso, a Aliança manifesta “o seu profundo pesar e a sua solidariedade com os familiares das vítimas”.
O FC Porto disse também estar solidário "com as famílias das vítimas do trágico acidente na Madeira esta tarde”, numa mensagem publicada na rede social Twitter.
A Câmara de Santa Cruz, concelho onde o acidente ocorreu, manifestou “profunda dor e solidariedade” para com as vítimas e respetivas famílias. Numa mensagem colocada na rede social Facebook, o município, presidido por Filipe Sousa, “manifesta a sua mais profunda dor e solidariedade para com as vítimas e as famílias do trágico acidente", que ocorreu na freguesia Caniço. “Perante tamanha desolação e tristeza, é difícil expressar por palavras o que vai no coração de todos os madeirenses que se unem em luto perante tão grande tragédia”, refere a mesma mensagem, que agradece “não só o profissionalismo do seu corpo de bombeiros, mas também de todas as corporações e outros organismos envolvidos” no acidente.
Numa nota publicada na sua página oficial do Twitter, a cabeça de lista do BE às eleições europeias, e atual eurodeputada, Marisa Matias, manifestou “toda a solidariedade” perante o acidente. “Que tristeza imensa com o trágico acidente na #Madeira, novamente de luto”, escreveu a bloquista.
Também o eurodeputado Paulo Rangel, que é cabeça de lista do PSD ao Parlamento Europeu, se mostrou “devastado” com o acidente. “Estamos devastados com o acidente de Santa Cruz e a tragédia que atingiu tantas vítimas”, referiu o candidato numa publicação na sua página oficial da rede social Twitter. O social-democrata notou que os “pensamentos de todos os portugueses estão com as famílias, com o povo alemão, com os madeirenses” e também com toda a comunidade. “Momentos difíceis para viver com toda a solidariedade”, apontou.
Por seu turno, o cabeça de lista do PS, e antigo ministro, Pedro Marques referiu um "terrível acidente" que "trouxe a tristeza a muitas famílias alemãs". "Os nossos pensamentos e solidariedade estão com as vítimas e as suas famílias", escreveu o cabeça de lista do PS na sua página oficial na rede social Twitter.
Também numa mensagem na mesma rede social, o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, apresentou hoje as condolências às famílias das vítimas. “Deixo as minhas condolências às famílias das vítimas do acidente de autocarro no Caniço, na ilha da #Madeira. Uma palavra aos madeirenses, em particular aos bombeiros, que lidaram com esta tragédia maior”, escreveu o responsável.
Esta quinta-feira, o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que é também presidente em exercício da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), transmitiu condolências ao chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, e expressou solidariedade.
(Notícia atualizada às 14h23 de 18/4/2019)
Comentários