Maria Bibi, 22 anos, foi assassinada na madrugada de 18 de março pelo seu irmão Muhammad Faisal, na presença do pai Abdul Sattar, nas imediações da cidade de Toba Tek Singh, na província de Punjab.
Um vídeo, filmado pelo outro irmão da vítima, Shehbaz, e tornou-se viral nas redes sociais, mostra Faisal a estrangular a irmã numa cama na casa da família, perante o pai, que está sentado.
Embora a motivação do assassinato seja desconhecida, Faisal terá apanhado a irmã a conversar diversas vezes com um homem desconhecido por videochamada, segundo a polícia.
"A polícia descobriu em 24 de março que a jovem não morreu de causas naturais. Abrimos um processo, no qual nós próprios somos os denunciantes", disse à AFP Ata Ullah, agente da polícia de Toba Tek Singh.
Abdul Sattar e Faisal foram detidos pouco depois e Shehbaz foi detido no sábado à noite. Segundo a polícia, o assassinato parece ser um dos chamados "crimes de honra", que supostamente servem para "limpar a honra" de uma família.
Segundo a Comissão de Direitos Humanos do Paquistão (HRCP, na sigla em inglês), em 2022 foram registados 316 crimes deste tipo contra mulheres. Em muitos casos, os assassinatos não são denunciados e são encobertos pelas próprias famílias.
Comentários