As cores da primavera obrigaram uma localidade californiana, nos Estados Unidos, a proibir o acesso a um vale. O excesso de visitantes, ávidos por uma fotografia no idílico cenário vernal, nos campos de papoilas do sul da Califórnia, obrigou a cidade de Lake Elsinore a barrar o acesso a um dos desfiladeiros mais populares.

Durante o fim de semana, pelo menos 50 mil pessoas bloquearam a localidade, pisando flores e criando longas filas de trânsito. “Este fim de semana foi insuportável em Lake Elsinore”, escreveram as autoridades locais nas redes sociais — com a ‘hashtag’ (etiqueta) “#poppynightmare”, qualquer coisa como “pesadelo das papoilas”. “Sabemos que foi miserável e causou dificuldades desnecessárias para toda a nossa comunidade”.

As culpas são agora apontadas para as redes sociais. Milhares de fotografias, conta o britânico ‘The Guardian’, inundaram o Instagram, povoando-o com as garridas cores primaveris. Ao lado de algumas das publicações mais populares, contudo, a crítica: “Pisar as flores por uma fotografia? Agora fecharam-no”, queixava-se um utilizador. “Não vale a pena por uma imagem”.

Também nas redes sociais, o presidente da autarquia local, Steve Manos, tem publicado vídeos que ilustram o caos. Oferece ainda dicas para fugir ao trânsito.

Kirstin Burrows, residente na localidade há três anos, conta ao ‘Guardian’ que o fim de semana trouxe a Lake Elsinore a maior enchente de que já foi testemunha. “O último super-florescimento, há dois anos, não teve nada a ver com isto”. “Este florescimento é muito maior e está a ter tanta atenção da imprensa que está a destruir a área”.

O marido teve mesmo de desistir de tentar chegar a um evento relacionado com o trabalho este domingo — depois de estar mais de hora e meia no trânsito para fazer um percurso que normalmente duraria 45 minutos. “Não há solução para lidar com este influxo de visitantes”, diz Kirstin.

Mas as filas de trânsito não são a única coisa a serpentear pela cidade. As cobras cascavéis, venenosas, estão a sair do período de hibernação, estando agora na fase mais ativa. Pelo menos um visitante foi mordido. Outro magoou-se ao retirar pedras dos caminhos.

A atração pelo florescer da primavera não é novidade na região. Os super-florescimentos podem ter enormes impactos em pequenas localidades como Lake Elsinore. Em 2017, lembra o ‘Guardian’, altura que as chuvas do sul da Califórnia atraíram pela última vez multidões aos campos, a cidade Borrego Springs foi palco de um “apocalipse floral”. Ficou sem casa de banho, a gasolina e a comida esgotaram-se.

Este ano, as coisas estão melhores em Borrego Springs, mas outras localidades vão ficando sobrelotadas. Esta segunda-feira, em Lake Elsinore, o presidente da autarquia continuava os alertas. Já com o desfiladeiro aberto, embora com estacionamento limitado, Manos apelava: venham noutro dia, “estamos cheios”.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.