“Este é um momento de profunda consternação, tristeza e pesar para as famílias, amigos e colegas das vítimas, para o INEM e para os portugueses em geral”, refere o voto de pesar proposto pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues e hoje aprovado por unanimidade.

O helicóptero despenhou-se na zona de Valongo quando regressava de uma missão de transporte de um doente grave de Bragança para o Porto.

No voto, os deputados lamentam a “trágica ocorrência” e expressam o “mais profundo pesar sucedido” e condolências aos familiares, amigos e colegas das vítimas, os pilotos João Lima e Luís Rosindo, a enfermeira Daniela Silva e o médico espanhol Luís Vega.

Após a aprovação do voto o parlamento cumpriu um minuto de silêncio. Nas galerias estavam familiares, amigos e colegas das vítimas do acidente.

O parlamento aprovou também um voto de pesar pela morte do ex-deputado do PSD João Maria Teixeira, no passado dia 17, aos 78 anos, assinalando a sua “afabilidade, dedicação, responsabilidade e profissionalismo”.

Deputado à Assembleia da República nas II, IV e V legislaturas, João Maria Teixeira desempenhou vários cargos diretivos no PSD de Chaves, foi presidente da Junta de Freguesia de Santo António de Monforte e membro da Assembleia Municipal e vereador da Câmara Municipal do município de Chaves.