Avaliada como sendo uma das espécies mais raras de macacos do mundo, estima-se que haja apenas 3000 espécimes de langur-de-françois a viver em estado selvagem.

Escreve a revista Newsweek que o jardim zoológico de Taronga anunciou o nascimento da cria, um bebé macho, na semana passada, mas que ainda não o batizou.

Ao contrário dos espécimes em idade adulta, que tem o seu pelo de cor preta, os bebés de langur-de-françois são inteiramente cor-de-laranja, considerando os especialistas que o contraste se deve para os progenitores facilmente identificarem as crias na floresta.

"Ver langures-de-françois na natureza é incrivelmente raro, mas ver um filhote é ainda mais raro", afirmou Jane Marshall, uma das diretoras do jardim zoológico, num comunicado. "Poucas pessoas conhecem estes animais como uma espécie, mas são belos animais, muito ativos, incrivelmente ágeis e inteligentes", acrescentou.

Com uma esperança média de vida de 25 anos em estado selvagem, estes macacos podem chegar a ter até 60 centímetros de altura e pesar quase oito quilos, escreve a revista norte-americana. Constituindo-se em haréns — grupos de animais compostos por um ou dois machos, várias fêmeas e outras tantas crias —, são uma espécie social onde a responsabilidade do cuidado dos novos elementos do grupo é partilhada.

"Tem sido muito interessante ver as fêmeas do grupo a interagir e a cuidar do bebé. Elas claramente gostam muito dele e passam-no entre si ao longo do dia", explicou Marshall.

Contudo, esta é uma espécie cuja população tem estado em declínio nas últimas três décadas, pelo que enfrenta um elevado risco de extinção. Apenas encontrada nas florestas tropicais a sul da província de Guangxi na China, no norte do Vietname e na zona central do Laos, o facto de viver exclusivamente em árvores tem feito desta espécie uma das mais afetadas pelo desflorestamento. Para além disso, estes macacos também são procurados por caçadores furtivos, já que algumas das suas partes do corpo são usadas para medicinas tradicionais da região.

"Com apenas 3000 espécimes a restar em estado selvagem, estes animais estão em perigo. O nascimento deste macho em Taronga é uma ótima notícia para a espécie. Temos muita sorte em ter tido neste nascimento no jardim zoológico neste mês, é um embaixador incrível para a espécie", concluiu Jane Marshall.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.