Fonte da Polícia de Segurança Pública disse à agência Lusa que os incidentes ocorreram no passado dia 30 de abril no Bairro Estrada Militar da Damaia de Cima, Amadora, e foram gravados por populares depois de terem tentado impedir que os polícias realizassem a detenção de um homem de 20 anos por condução sem habilitação legal.

A mesma fonte sublinhou que agentes da PSP ficaram feridos, foram ameaçados e injuriados e foi necessário enviar reforços para o local e efetuar disparos para o ar "como forma de manter a ordem e salvaguardar a integridade física de todos os intervenientes".

Segundo a PSP, o homem acabou por ser detido.

A PSP, sobre a direção do Ministério Público da Amadora, está neste momento a investigar os crimes ocorridos e acredita que se trata “de uma situação que teve motivações preconceituosas por ódio racial contra um dos agentes”.

A fonte da PSP afirmou que tem procedido ao visionamento dos vários vídeos publicados nas redes sociais e divulgados por órgãos de comunicação social.

De acordo com a PSP, os intervenientes são suspeitos de vários crimes, entre resistência e coação sobre funcionário, tentativa de evasão, injuria agravada, ameaça agravada, gravações ilícitas, publicidade e calúnia.