O Ministério do Interior russo informou em comunicado que "identificou e deteve um suspeito por um ato ilegal num dos bares noturnos da cidade de Kostroma que causou um incêndio e a morte de pessoas".

As agências de notícias russas disseram que o incêndio no bar, chamado "Poligon", pode ter começado depois que um homem bêbado ter disparado um sinalizador na pista de dança.

O governador da região, Serguei Sitnikov, informou inicialmente um balanço de 13 mortes e cinco feridos, mas os serviços de resgate reportaram mais tarde a descoberta dos corpos de mais duas pessoas.

"Dois novos corpos foram descobertos. Tal significa que o número total de vítimas agora é de 15", disse uma fonte dos serviços de segurança à agência russa Tass.

A Comissão de Investigação Russa anunciou a abertura de "um processo criminal por um crime" que "causou a morte negligente de duas ou mais pessoas", e especificou que "investigadores" e "médicos forenses" foram enviados à cena do crime.

De acordo com a agência Tass, que cita fontes dos serviços de emergência, um homem bêbado "estava com uma mulher no bar, a quem ofereceu flores, enquanto segurava um sinalizador na mão".

"O homem foi então para a pista de dança e acendeu" o sinalizador, de acordo com esta fonte. A polícia não deu mais detalhes sobre o detido.

Imagens transmitidas pela televisão estatal mostraram dezenas de bombeiros e equipas de emergência a lutar contra o enorme incêndio que consumiu o estabelecimento de um andar. O letreiro com o nome do local, "Poligon", podia ser visto entre as chamas no telhado.

Os serviços de emergência locais disseram ter recebido os primeiros avisos do incêndio por volta das 2:00 da manhã (23:00 em Portugal), e que as chamas consumiram 3.500 metros quadrados.

O fogo foi extinto às 07:30 (04:30 no horário de Lisboa), de acordo com o governador Sitnikov. As autoridades locais disseram que 250 pessoas foram retiradas do estabelecimento quando as chamas começaram.

Noseu site, o Poligon descreve-se como um típico "stolovaya" russo — um restaurante que serve comida tradicional e que funciona como bar e boate à noite e é popular entre os trabalhadores — e indica que está localizado junto a um "centro de distribuição".

Um bombeiro disse à televisão estatal regional que 50 pessoas e 20 veículos de bombeiros foram necessários para extinguir o fogo.

Kostroma, às margens do rio Volga e com uma população de cerca de 230.000 pessoas, é uma das cidades mais antigas da Rússia e é famosa pela sua arquitetura medieval e os seus mosteiros.

Em março de 2018, um incêndio num centro comercial matou 60 pessoas, incluindo cerca de 40 crianças e adolescentes, na cidade siberiana de Kemerovo. Já em 2009, 156 pessoas morreram num grande incêndio numa discoteca em Perm, nos Urais.