"O Departamento da Defesa utiliza disquetes de 8 polegadas no sistema que controla as funções operacionais das forças nucleares nacionais", tais como "mísseis intercontinentais, bombardeiros nucleares e aviões de abastecimento em voo", acrescenta um relatório. As disquetes são usadas com computadores "IBM series/1", que datam dos anos 1970, descreve o documento, referindo-se ao carácter obsoleto das ferramentas informáticas do governo federal.

A porta-voz do Pentágono, a tenente-coronel Valerie Henderson, comenta: "Este sistema continua a ser usado, porque, no fundo, continua a funcionar". "Ainda assim, em resposta à preocupação sobre a obsolescência, planeamos substituir as disquetes por cartões de memória Secure Digital", anunciou.

Segundo o GAO, o Departamento da Defesa anunciou que pretende atualizar "os sistemas de armazenamento de dados" e "os computadores portáteis e desktops" antes "do final de 2017". O documento cita outros exemplos de ferramentas obsoletas no governo federal, como os programas que usam a antiga linguagem de programação Cobol no organismo que se ocupa dos veteranos de guerra. 

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.