Segundo a Proteção Civil, que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi registado às 14:54 (mais uma hora em Lisboa) e teve epicentro a cerca de 66 quilómetros a sueste da ilha Terceira.

“De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima III/IV na escala de Mercalli Modificada nos Mosteiros, concelho de Ponta Delgada, em São Miguel”, adianta a Proteção Civil.

O CIVISA e o SRPCBA vão continuam a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário.

Contactada pela agência Lusa, fonte da Proteção Civil assegurou não haver registo de danos físicos ou materiais na sequência do sismo.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda à população que tome medidas de autoproteção, como manter a calma e contar com a ocorrência de possíveis réplicas.

Não acender fósforos nem isqueiros devido a eventuais fugas de gás, ter cuidado com vidros partidos ou cabos de eletricidade, e a limpeza urgente de produtos inflamáveis que tenham sido derramados são outros dos conselhos da Proteção Civil em caso de sismo.