Em comunicado, a Turipenha - Cooperativa de Turismo de Interesse Público refere que os trabalhos passam por uma revisão à parte mecânica do teleférico, que se encontra nas estações das Hortas e da Penha.

Citada no comunicado, a presidente da Turipenha, Sofia Ferreira, sublinha que "o plano de manutenções que o construtor do teleférico designa como imperativo é rigorosamente cumprido", face ao elevado número de pessoas que transporta anualmente.

"O facto de o teleférico fazer, em 2020, vinte e cinco anos de existência sem um único acidente implica necessariamente a realização destas manutenções e um espaçamento temporal cada vez menor entre elas, tal como prevê o protocolo de segurança do construtor", acrescenta.

O teleférico da Penha abriu ao público em 11 de março de 1995, tendo já transportado mais de cinco milhões de passageiros.

Segundo a Turipenha, aquele equipamento de transporte de pessoas por cabo assume "um papel muito importante" na estratégia de sustentabilidade e de promoção da Montanha da Penha como Paisagem Protegida, "na medida em que se assume como um meio menos poluente, retirando da montanha os veículos motorizados".