O comboio de 14 carruagens descarrilou na quarta-feira à noite na república de Komi, segundo um comunicado da empresa ferroviária estatal Russian Railways, citada pela agência norte-americana AP.

Nove das carruagens saíram dos carris e cerca de quatro dezenas de pessoas ficaram feridas, 10 das quais tiveram de ser hospitalizadas, noticiaram as agências noticiosas estatais.

O corpo da terceira vítima, uma rapariga de 16 anos, foi encontrado hoje à tarde (hora local), segundo o Comité de Investigação, a principal agência russa de investigação de possíveis casos criminais.

O comboio transportava 232 passageiros.

A companhia ferroviária admitiu que o descarrilamento pode ter resultado da destruição de uma parte dos carris por chuvas fortes que têm ocorrido na região.

Não ficou claro na informação da Russian Railways se houve negligência por parte da tripulação do comboio.

O comboio dirigia-se para a cidade meridional de Novorossiysk a partir de Vorkuta, uma cidade mineira de carvão no norte de Komi.

A companhia ferroviária prometeu pagar dois milhões de rublos (cerca de 20.000 euros) a cada família das vítimas mortais, além de um valor ligeiramente superior que receberão do seguro.

Cada um dos feridos hospitalizados receberá um milhão de rublos (cerca de 10.000 euros).