“Exigimos um compromisso destes países em como não vão criar uma nova moeda BRICS, nem apoiar qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, ou vão enfrentar tarifas de 100% e esperar ‘dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia dos Estados Unidos”, afirmou Trump na rede social Truth Social, que o próprio criou.

A ameaça de Trump, eleito presidente dos Estados Unidos em 05 de novembro, foi dirigida aos países que formam a aliança BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irão).

Para o presidente eleito norte-americano, “não há hipótese” de os países BRICS substituírem o dólar norte-americano no comércio global e qualquer nação que tente fazê-lo “deve dizer adeus à América”.

Em outubro, numa cimeira das nações BRICS, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou os Estados Unidos de “armarem” o dólar, descrevendo isso como um “grande erro”.

“Não somos nós que recusamos a usar o dólar. Mas se não nos deixam trabalhar, o que podemos fazer? Somos obrigados a procurar alternativas”, disse na altura Putin.

A Rússia pressionou especificamente para a criação de um novo sistema de pagamentos que oferecesse uma alternativa à rede global de mensagens bancárias, SWIFT, e permitisse a Moscovo evitar sanções ocidentais e negociar com parceiros.