As tarifas, que Trump colocou em prática com uma ordem executiva esta quinta-feira, não entrarão em vigor imediatamente, uma medida intencional para dar tempo aos países para potencialmente negociar novos termos comerciais com os EUA, disse uma autoridade da Casa Branca na quinta-feira, citada pela CNN Internacional.

“TRÊS GRANDES SEMANAS, TALVEZ AS MELHORES DE SEMPRE, MAS HOJE É A GRANDE: TARIFAS RECÍPROCAS!!! FAÇAM A AMÉRICA GRANDE DE NOVAMENTE!!!”, disse Trump nas redes sociais.

Os EUA atualmente têm uma taxa média ponderada de tarifa de importação de 2% sobre bens industriais, de acordo com o Representante Comercial dos EUA.

As taxas tarifárias médias ponderadas são especialmente relevantes no que diz respeito ao valor das importações de um país. Isto significa que se as exportações de um país estão sujeitas a tarifas em outro país e constituem uma grande parte das importações totais do país, a sua taxa tarifária média ponderada será maior em comparação a outro país cujas exportações representam uma pequena parcela.

Tarifas recíprocas foram uma das principais promessas de campanha de Trump. Este é o método para equilibrar as tarifas com nações estrangeiras a cobrar impostos sobre produtos americanos e para resolver o que diz serem práticas comerciais desleais. Basicamente passa a significar que vão para impor a todos os países a taxa máxima que é cobrada aos Estados Unidos, apesar do programa ainda não estar bem explicado.

“Muito simplesmente, é que se eles nos cobrarem, nós vamos cobrar”, disse Trump no domingo, quando explicava porque pretendia promulgar tarifas recíprocas.