Segundo a AFP, a Ucrânia iniciou, esta segunda-feira, a evacuação de famílias com crianças de Pokrovsk e das suas imediações devido ao avanço das forças russas em direção à cidade estratégica do leste do país.

“Estamos a iniciar a retirada forçada de famílias com crianças da comunidade de Pokrovsk”, informou o governador de Donetsk, Vadim Filashkin, que tentou a saída “obrigatória” das crianças e dos seus pais de Pokrovsk e de outras localidades próximas.

Mais de 53 mil pessoas vivem nesta área próxima do leste da Ucrânia, incluindo quase quatro mil crianças, informou o governador no Telegram. A evacuação da cidade, destacou Filashkin, é "necessária".

A cidade de Pokrovsk é crucial ao ficar no cruzamento de uma estrada utilizada para abastecer as tropas ucranianas e as cidades de leste. A localidade foi, inclusive, alvo do Exército Russo por muito tempo.

O ministro da Defesa da Rússia informou no domingo a conquista de Svyrydonivka, uma localidade da região, a 15km de Pokrovsk.

O comandante militar de Pokrovsk, Serguei Dobryak, já tinha alertado na semana passada que a Rússia estava a pouco mais de 10km da cidade e, na altura, fez um apelo para que os moradores saíssem da região.

Nos últimos dias, as tropas russas, mais numerosas e melhor equipadas do que as tropas ucranianas, garantiram o avanço ao longo da frente leste, apesar do ataque ucraniano na região russa de Kursk.